Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TST e coordenador da OIT demonstram preocupação com Trabalho Infantil em RO


TST e coordenador da OIT demonstram preocupação com Trabalho Infantil em RO - Gente de Opinião 
Empatado com Tocantins e Ceará, Rondônia é o segundo estado brasileiro com o maior percentual de crianças de 5 a 14 anos trabalhando. O fato, revelado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi motivo de destaque e preocupação no Seminário sobre Trabalho Infantil pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho e membro da Comissão de Peritos em Aplicação de Normas Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Lelio Bentes Corrêa, e do coordenador Nacional do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) da OIT, Renato J. Mendes.

O evento, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Amatra 14), reuniu no início da semana grande público no Auditório do edifício-sede do TRT, dentre magistrados, servidores, acadêmicos de Direito e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil envolvidos no combate ao trabalho infantil.

Antes de falarem ao público, o ministro e o coordenador dTST e coordenador da OIT demonstram preocupação com Trabalho Infantil em RO - Gente de Opiniãoa OIT foram apresentados, respectivamente, pela vice-presidente do TRT e no exercício da Presidência, desembargadora Vania Maria da Rocha Abensur, e o presidente da Amatra 14, Vitor Leandro Yamada.

Na sua palestra, Lelio Bentes fez um histórico da luta contra o trabalho infantil no Brasil e afirmou que a OIT considera o Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (Peti) do governo federal como uma iniciativa importante para a redução das crianças no trabalho.

Sobre os dados de RO, Renato Mendes revelou que aumentou os casos de trabalho infantil, segundo a Pnad em comparação de 2008 a 2009. Ele externou a sua preocupação do Brasil não cumprir até 2016, como membro consignatário, as normas internacionais da OIT.

 

Lançamento de livro

TST e coordenador da OIT demonstram preocupação com Trabalho Infantil em RO - Gente de OpiniãoLogo após as palestras, a juíza federal titular da Vara do Trabalho de Jaru, Christiana D'Arc Damasceno Oliveira, lançou e deu autógrafos do seu livro “(O) Direito do Trabalho Contemporâneo – Efetividade dos Direitos Fundamentais e Dignidade da Pessoa Humana no Mundo do Trabalho”.

De acordo com a apresentação na obra, o título concentra a análise de institutos como o direito à desconexão, direito à integração, flexissegurança, indenização pela perda de uma chance, bloco da constitucionalidade, cláusula da vedação do retrocesso social, controle de convencionalidade, a figura do Diamante ético, tese da inexigibilidade intrínseca dos direitos sociais, justiça itinerante, eficácia horizontal e vertical das normas constitucionais no trabalho, entre outros.

Realiza também didática abordagem quanto ao cenário do mundo do trabalho, explicitando temáticas relativas à flexibilização e desregulamentação trabalhistas, trabalho escravo contemporâneo – em suas interrelações com o trabalho migrante e o tráfico de pessoas -, trabalho infantil, trabalho da mulher, sendo reunidas no livro informações centrais quanto ao contributo da OIT e às principais normas internacionais que se referem aos temas, antes quase sempre esparsas e indisponíveis no dia a dia àqueles que lidam com o Direito, para consulta mais acessível e prática.

Fonte:  Luiz Alexandre
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)