Terça-feira, 24 de novembro de 2009 - 19h06
Alex Rodrigues
Agência Brasil
O futuro político do governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP) e de seu vice, João Aparecido Cahulla (PPS), será decidido agora à noite pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, há pouco deram início a sessão plenária desta terça-feira. O caso deveria ter sido julgado no último dia 17, mas, na ocasião, acabou retirado da pauta.
Cassol e Cahulla são alvos de uma ação movida pela própria Justiça Eleitoral. Acusados de integrar um esquema de contratação de funcionários de uma empresa de vigilância para trabalhar como cabos eleitorais às vésperas do primeiro turno das eleições de 2006, os dois respondem pelos crimes de compra de votos e abuso de poder.
Por esses motivos, em novembro de 2008, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) decidiu pela cassação do governador, de seu vice e do senador Expedito Júnior (PR-RO). Dois dias depois, o ministro Arnaldo Versiani, relator do processo, concedeu uma liminar para que Cassol permanecesse no cargo até que o tribunal julgasse o recurso apresentado pela defesa dos acusados, decisão prorrogada até o julgamento final, pelo TSE.
A defesa do governador afirma que as provas são insuficientes para determinar a cassação do mandato e que não houve abuso do poder econômico nem político. Hoje, pouco antes do ministro Versiani iniciar a leitura de seu relatório, o advogado de Cassol, Eduardo Ferrão, pediu que o julgamento fosse suspenso por falta de quórum, pedido negado pelo presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto.
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)