Quinta-feira, 11 de setembro de 2008 - 21h03
Em decisão unânime, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a reformulação das sanções aplicadas ao vereador George Sampaio Pires, mas manteve a condenação dele pelo gerenciamento de um esquema de compra de votos em Rio Branco, capital do Acre, nas eleições de 2004.
O relator do caso no TSE, ministro Felix Fischer, acolheu parte do recurso apresentado pela defesa do vereador para determinar ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que reveja a pena e a imposição da multa pela prática de crime continuado de compra de votos. Segundo o ministro, a pena foi exacerbada e fixada sem nenhum critério. Contudo, o relator determinou que seja mantida a condenação imposta ao vereador.
Na avaliação de Fischer, a fixação da pena deve observar os critérios estabelecidos pelos Código Penal, com suas devidas fundamentações, o que não ocorreu no caso, uma vez que o juiz não indicou nenhuma circunstância judicial para a aplicação das sanções.
O vereador George Pires foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral com base no artigo 299 do Código Eleitoral, por ter montado um esquema junto com outras três pessoas para a captação de votos em troca de R$ 30 para que eleitores da capital acreana votassem nele para vereador.
O TSE não pode delimitar a pena no caso em questão, porque demandaria o reexame de fatos e provas o que é vedado a Tribunal Superior em sede de recurso especial.
Fonte: TSE
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)