Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tribunal Regional Eleitoral formará Patrulheiros Eleitorias


  
Na tarde de ontem (19), o Programa Eleitor do Futuro do TRE-RO, através do servidor Ramon Cujui Freitas, realizou Palestra com o tema “Participação Política e Eleições 2010”, enfocando a necessidade de envolvimento dos cidadãos no processo eleitoral, como forma de intervir efetivamente na escolha dos nossos representantes para o governo.

Objetivou-se também, com essa apresentação, divulgar aos servidores da Justiça Eleitoral o material didático a ser trabalhado com os estudantes do ensino fundamental, médio e EJA (jovens e adultos), neste ano, nas escolas da Capital e do Interior. A quem interessar, o arquivo se encontra disponível na página da internet e intranet do TRE-RO, link Programa Eleitor do Futuro, Material didático, sob o nome “Palestra Eleições 2010”.

Na oportunidade, o Programa Eleitor do Futuro também divulgou, aos servidores da instituição, o “Projeto Patrulha Eleitoral 2010”, desenvolvido pelo TRE-RO desde as eleições de 2006.

O projeto tem como objetivo principal fomentar a participação de jovens do ensino médio no processo eleitoral, na qualidade de Patrulheiros Eleitorais, para o qual recebem, por parte do TRE-RO, uniformes (camiseta e boné) e treinamento específico sobre a legislação eleitoral, principalmente no que se refere à propaganda dos candidatos aos cargos eletivos em 2010. Com essa capacitação, os estudantes poderão fiscalizar e denunciar práticas ilegais de captação de voto, bem como multiplicar aos demais cidadãos todo o conteúdo aprendido.

No primeiro momento, o Projeto se desenvolverá com a convocação das escolas, para que inscrevam alunos voluntários a participarem das atividades. Posteriormente, em datas previamente designadas, referidos estudantes receberão treinamento ministrado por servidores do TRE-RO. Por fim, em cerimônia aberta ao público, todos os Patrulheiros receberão certificados pela participação no Projeto, a partir da qual poderão desempenhar sua função, que é a de fiscalizar os candidatos nas campanhas eleitorais.

Todos os arquivos relativos ao Patrulha Eleitoral (Projeto de execução e Apostila) encontram-se disponíveis na página da internet e intranet do TRE-RO, link Programa Eleitor do Futuro.

Outras informações poderão ser obtidas através dos telefones: (69) 3211-2168/2143. 

Fonte: Ascon/TRE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)