Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tribunal de Contas sediará Fórum de Governadores da Amazônia Legal



O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, conselheiro José Gomes de Melo, recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira, 3, a visita do secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, João Carlos Ribeiro, para tratar de assuntos relativos à realização do 7º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, previsto para os dias 11 e 12 de março, no hall de entrada do prédio-anexo do TCE.

Acompanhado da chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento (Seplan), Luciana Caldeira, e da assessora Joyce Moreira, o secretário João Carlos informou ao presidente José Gomes como funcionará a programação do evento, que é realizado pela primeira vez em Rondônia.

“No dia 11, haverá reuniões preparatórias com os secretários estaduais de Planejamento e Desenvolvimento dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Já no dia 12 teremos o encontro dos nove governadores, além de cinco vices, que vão assumir o governo do Estado em abril, em virtude da candidatura dos titulares a cargos eletivos”, explicou.

Depois de ouvir atentamente as explicações do titular da Seplan, o conselheiro-presidente disse que o TCE recebe com muita satisfação o Fórum de Governadores da Amazônia Legal. “É uma honra para nossa instituição, pois sabemos da importância do Fórum para nossa região e de seus reflexos, principalmente, quanto à questão da integração regional”, comentou.

FÓRUM

Realizado pela sétima vez, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal vai reunir os chefes de Executivo dos estados Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O encontro tem como objetivo definir mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem o fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável, com ações como a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia e transporte e produção de conhecimento.

Além de nortear ações para os estados componentes da Amazônia Legal, o Fórum vai resultar, ainda, na Carta de Porto Velho, um documento que será elaborado e assinado pelos governadores e lido ao final do evento, relatando os acordos firmados e as reivindicações apresentadas durante o encontro.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)