Quarta-feira, 30 de setembro de 2009 - 13h16
As resoluções com as regras relativas às consultas plebiscitárias na região da Ponta do Abunã (Distritos de Extrema, Nova Califórnia, Fortaleza do Abunã e Vista Alegre do Abunã) e em São Miguel do Guaporé e Nova Brasilândia foram aprovadas pelo TRE de Rondônia na sessão desta terça-feira (29).
O voto será obrigatório para maiores de 18 (dezoito) anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 (setenta) e maiores de 16 (dezesseis) e menores de 18 (dezoito) anos.
A proposta de emancipação será considerada aprovada se obtiver o voto favorável da maioria dos eleitores que comparecerem às urnas.
Serão estabelecidas frentes suprapartidárias. Cabe à Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia estabelecê-las. O presidente do TRE já oficiou essa casa legislativa para indicá-las, e assim registrem seus representantes junto à Justiça Eleitoral, mediante documento autêntico, até 20 (vinte dias) antes da realização do plebiscito.
A consulta nos distritos Extrema, Nova Califórnia, Fortaleza do Abunã e Vista Alegre do Abunã ocorrerá dia 8/11 e nos municípios de São Miguel do Guaporé e Nova Brasilândia dia 15/11. Nos dois últimos municípios, a consulta é para ver se a população aprova que parte do território de São Miguel passe a ser área pertencente à Nova Brasilândia.
Fonte: TRERO
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)