Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO será premiado em Seminário Internacional



O Sistema desenvolvido pelos TREs RO/TO/PA/AM consiste basicamente na possibilidade de se utilizar a infra-estrutura de rede e computadores de terceiros, para a transmissão dos disquetes de urnas eletrônicas.

A grande novidade trazida pelo novo sistema é a possibilidade de transmissão dos votos diretamente dos locais de votação, sendo desnecessária a locomoção dos disquetes ao cartório eleitoral para transmitir os dados, fato que agiliza, em muito, o processo de apuração.

Em Rondônia o sistema foi apelidado, carinhosamente, pelos servidores da secretaria de tecnologia da informação como “PIT-BULL”, fazendo alusão ao final do nome dado originalmente ao sistema, qual seja: “Solução de Software Livre para Pólo de Transmissão de Boletins de Urnas através de VPN - SWL-PTBU”.

Nas eleições 2010, o sistema foi utilizado em caráter experimental pela 21ª e 24ª Zona Eleitoral de Porto Velho. Para se ter dimensão da efetividade do novo sistema, a 21ª ZE, que é a maior Zona Eleitoral do Estado, abrangendo toda a zona leste da capital e com cerca de 60.000 votos para serem apurados, foi a quarta colocada, entre as Zonas do Estado a totalizar seus votos no 1º turno. Já no segundo turno, após aprimorar sua logística de transmissão, foi a primeira Zona do Estado a concluir sua transmissão de votos. O detalhe que merece destaque é que a 21ª ZE, em eleições passadas, sempre esteve entre os últimos cartórios a terminar sua apuração, uma vez que, em razão de sua grande abrangência territorial, demorava-se muito tempo até que todos os disquetes chegassem até a sede do TRE para serem apurados, o que não foi necessário em 2010, graças a utilização da nova tecnologia.

A economia de recursos que a nova ferramenta criada pelos TREs RO/TO/PA/AM poderá gerar aos cofres públicos é um dos pontos que mais chama a atenção no novo sistema. Fazendo uma análise comparativa, em termos de custo financeiro, entre utilizar a SWL-PTBUs (PIT-BULL) e adquirir ou locar microcomputadores para transmissão, verifica-se que a Justiça Eleitoral poderá reduzir os custos diretos em torno de 98,10%. Ou seja, com a SWL-PTBUs (PIT- BULL) a Justiça Eleitoral consegue ter maior número de pontos de transmissão com menor custo.

Com a nova ferramenta, todos os sistemas necessários a realização da eleição estão dentro do PEN-DRIVE. Dessa forma, o PIT-BULL pode assumir o controle do computador e da rede do local de votação para se comunicar com o TRE e transmitir, de forma segura, os votos daquele local.

As possibilidades não acabam por aí, o PIT-BULL oferece muitas outras funcionalidades que serão objeto de notas futuras.

O servidor Filipe Teixeira, que fez parte do grupo de trabalho que desenvolveu o “PIT-BULL”, irá representar o TRE-RO na solenidade de premiação oferecida pelo VIII Seminário Internacional de Gestão Judicial, uma vez que o sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral foi o escolhido entre todos os inscritos à premiação.

O evento é voltado para membros do judiciário dos países das três Américas e está sendo realizado de 28 a 30 de novembro, em Brasília, contando com o apoio e organização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Centro de Estudos de Justiça das Américas - CEJA.

O sistema “PIT-BULL” também está entre os finalistas do Prêmio CONIP Judiciário/2010. O Instituto CONIP - Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública - é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é ser um observatório das práticas bem-sucedidas de uso da tecnologia da informação na gestão pública em todo o Brasil como referência de pesquisa e conhecimento.

Fonte: Ascom TRE-RO
 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

Presidente Laerte Gomes anuncia R$ 800 mil para construção de UBS durante visita ao frigorífico Rio Beef

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira as instalações do frigorífico Rio Beef e an

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Vereadora Cristiane Lopes cobra solução para os problemas do Transporte Coletivo

Desde o início do seu mandato, a vereadora Cristiane Lopes (PP) tem cobrado uma solução definitiva para os problemas do Transporte Coletivo da Cap

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

Presidente Laerte Gomes e governador Marcos Rocha visitam obras do Anel Viário de Ji-Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) e o governador Marcos Rocha (PSL) visitaram nesta quarta-feira (18) o canteiro de obras

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

Deputado Cirone Deiró disse que abertura de CPI para fiscalizar Energisa responde clamor da sociedade

“A Energisa submeteu os rondonienses a uma crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados em todos os segmentos da econom