Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO será premiado em Seminário Internacional



O Sistema desenvolvido pelos TREs RO/TO/PA/AM consiste basicamente na possibilidade de se utilizar a infra-estrutura de rede e computadores de terceiros, para a transmissão dos disquetes de urnas eletrônicas.

A grande novidade trazida pelo novo sistema é a possibilidade de transmissão dos votos diretamente dos locais de votação, sendo desnecessária a locomoção dos disquetes ao cartório eleitoral para transmitir os dados, fato que agiliza, em muito, o processo de apuração.

Em Rondônia o sistema foi apelidado, carinhosamente, pelos servidores da secretaria de tecnologia da informação como “PIT-BULL”, fazendo alusão ao final do nome dado originalmente ao sistema, qual seja: “Solução de Software Livre para Pólo de Transmissão de Boletins de Urnas através de VPN - SWL-PTBU”.

Nas eleições 2010, o sistema foi utilizado em caráter experimental pela 21ª e 24ª Zona Eleitoral de Porto Velho. Para se ter dimensão da efetividade do novo sistema, a 21ª ZE, que é a maior Zona Eleitoral do Estado, abrangendo toda a zona leste da capital e com cerca de 60.000 votos para serem apurados, foi a quarta colocada, entre as Zonas do Estado a totalizar seus votos no 1º turno. Já no segundo turno, após aprimorar sua logística de transmissão, foi a primeira Zona do Estado a concluir sua transmissão de votos. O detalhe que merece destaque é que a 21ª ZE, em eleições passadas, sempre esteve entre os últimos cartórios a terminar sua apuração, uma vez que, em razão de sua grande abrangência territorial, demorava-se muito tempo até que todos os disquetes chegassem até a sede do TRE para serem apurados, o que não foi necessário em 2010, graças a utilização da nova tecnologia.

A economia de recursos que a nova ferramenta criada pelos TREs RO/TO/PA/AM poderá gerar aos cofres públicos é um dos pontos que mais chama a atenção no novo sistema. Fazendo uma análise comparativa, em termos de custo financeiro, entre utilizar a SWL-PTBUs (PIT-BULL) e adquirir ou locar microcomputadores para transmissão, verifica-se que a Justiça Eleitoral poderá reduzir os custos diretos em torno de 98,10%. Ou seja, com a SWL-PTBUs (PIT- BULL) a Justiça Eleitoral consegue ter maior número de pontos de transmissão com menor custo.

Com a nova ferramenta, todos os sistemas necessários a realização da eleição estão dentro do PEN-DRIVE. Dessa forma, o PIT-BULL pode assumir o controle do computador e da rede do local de votação para se comunicar com o TRE e transmitir, de forma segura, os votos daquele local.

As possibilidades não acabam por aí, o PIT-BULL oferece muitas outras funcionalidades que serão objeto de notas futuras.

O servidor Filipe Teixeira, que fez parte do grupo de trabalho que desenvolveu o “PIT-BULL”, irá representar o TRE-RO na solenidade de premiação oferecida pelo VIII Seminário Internacional de Gestão Judicial, uma vez que o sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral foi o escolhido entre todos os inscritos à premiação.

O evento é voltado para membros do judiciário dos países das três Américas e está sendo realizado de 28 a 30 de novembro, em Brasília, contando com o apoio e organização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Centro de Estudos de Justiça das Américas - CEJA.

O sistema “PIT-BULL” também está entre os finalistas do Prêmio CONIP Judiciário/2010. O Instituto CONIP - Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública - é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é ser um observatório das práticas bem-sucedidas de uso da tecnologia da informação na gestão pública em todo o Brasil como referência de pesquisa e conhecimento.

Fonte: Ascom TRE-RO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)