Segunda-feira, 29 de novembro de 2010 - 11h27
O Sistema desenvolvido pelos TREs RO/TO/PA/AM consiste basicamente na possibilidade de se utilizar a infra-estrutura de rede e computadores de terceiros, para a transmissão dos disquetes de urnas eletrônicas.
A grande novidade trazida pelo novo sistema é a possibilidade de transmissão dos votos diretamente dos locais de votação, sendo desnecessária a locomoção dos disquetes ao cartório eleitoral para transmitir os dados, fato que agiliza, em muito, o processo de apuração.
Em Rondônia o sistema foi apelidado, carinhosamente, pelos servidores da secretaria de tecnologia da informação como “PIT-BULL”, fazendo alusão ao final do nome dado originalmente ao sistema, qual seja: “Solução de Software Livre para Pólo de Transmissão de Boletins de Urnas através de VPN - SWL-PTBU”.
Nas eleições 2010, o sistema foi utilizado em caráter experimental pela 21ª e 24ª Zona Eleitoral de Porto Velho. Para se ter dimensão da efetividade do novo sistema, a 21ª ZE, que é a maior Zona Eleitoral do Estado, abrangendo toda a zona leste da capital e com cerca de 60.000 votos para serem apurados, foi a quarta colocada, entre as Zonas do Estado a totalizar seus votos no 1º turno. Já no segundo turno, após aprimorar sua logística de transmissão, foi a primeira Zona do Estado a concluir sua transmissão de votos. O detalhe que merece destaque é que a 21ª ZE, em eleições passadas, sempre esteve entre os últimos cartórios a terminar sua apuração, uma vez que, em razão de sua grande abrangência territorial, demorava-se muito tempo até que todos os disquetes chegassem até a sede do TRE para serem apurados, o que não foi necessário em 2010, graças a utilização da nova tecnologia.
A economia de recursos que a nova ferramenta criada pelos TREs RO/TO/PA/AM poderá gerar aos cofres públicos é um dos pontos que mais chama a atenção no novo sistema. Fazendo uma análise comparativa, em termos de custo financeiro, entre utilizar a SWL-PTBUs (PIT-BULL) e adquirir ou locar microcomputadores para transmissão, verifica-se que a Justiça Eleitoral poderá reduzir os custos diretos em torno de 98,10%. Ou seja, com a SWL-PTBUs (PIT- BULL) a Justiça Eleitoral consegue ter maior número de pontos de transmissão com menor custo.
Com a nova ferramenta, todos os sistemas necessários a realização da eleição estão dentro do PEN-DRIVE. Dessa forma, o PIT-BULL pode assumir o controle do computador e da rede do local de votação para se comunicar com o TRE e transmitir, de forma segura, os votos daquele local.
As possibilidades não acabam por aí, o PIT-BULL oferece muitas outras funcionalidades que serão objeto de notas futuras.
O servidor Filipe Teixeira, que fez parte do grupo de trabalho que desenvolveu o “PIT-BULL”, irá representar o TRE-RO na solenidade de premiação oferecida pelo VIII Seminário Internacional de Gestão Judicial, uma vez que o sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral foi o escolhido entre todos os inscritos à premiação.
O evento é voltado para membros do judiciário dos países das três Américas e está sendo realizado de 28 a 30 de novembro, em Brasília, contando com o apoio e organização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Centro de Estudos de Justiça das Américas - CEJA.
O sistema “PIT-BULL” também está entre os finalistas do Prêmio CONIP Judiciário/2010. O Instituto CONIP - Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública - é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é ser um observatório das práticas bem-sucedidas de uso da tecnologia da informação na gestão pública em todo o Brasil como referência de pesquisa e conhecimento.
Fonte: Ascom TRE-RO
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o requerimento de audiência pública apresentado pela deputada fede

Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)