Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO lança Recadastramento Biométrico de Porto Velho



Após receber seu novo título eleitoral, Zelite Andrade Carneiro concedeu entrevista coletiva à imprensa presente ressaltando a importância do atendimento ao chamado da Justiça Eleitoral para o aprimoramento da democracia.

Questionada sobre a abrangência do recadastramento a Desembargadora Presidente destacou: “Neste primeiro momento, o recadastramento será realizado somente no Município de Porto Velho e seus Distritos. Em um futuro próximo, todo o Estado de Rondônia terá passado pelo mesmo procedimento, porém por questão logística os demais Municípios serão recadastrados de forma gradativa”.

Primeiros eleitores presentes no Fórum Eleitoral, Euro Tourinho (89) e sua esposa, Maria do Carmo Kang Tourinho (84), deram o exemplo e fizeram questão de participar logo no início do recadastramento.

Embora os maiores de 70 anos não estejam mais obrigados a votar, Euro e Maria do Carmo continuam ativos no exercício da cidadania. “Eu faço questão de participar de todas as eleições e de todos os movimentos de relevo na cidade. Quanto à política, se você não escolhe os melhores candidatos vai deixar que os outros façam por você, e é aí que nos decepcionamos”, destacou Euro Tourinho.
 

Locais de atendimento

A Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizada na Rua Jaci Paraná, s/n, Bairro Baixa da União, não será o único local a fazer o atendimento biométrico. O Shopping Cidadão também está equipado com quites para realizar a captura das digitais e fotografia dos eleitores.

Além dos pontos fixos de atendimento estão previstas operações itinerantes em vários bairros da capital, no Eixo BR-364 e em todo o Baixo Madeira.

 

Prazos e horários

O recadastramento foi iniciado no dia 02 de maio de 2011 e se estenderá até o dia 31 de março de 2012. Ao todo, aproximadamente 280.000 (duzentos e oitenta mil) eleitores serão recadastrados e o TRE estima realizar 1.000 atendimentos diários.

Os eleitores podem comparecer a um dos postos de atendimento, das 8h às 18h. O horário de atendimento é corrido, não havendo interrupção para almoço.
 

Documentação

O eleitor deverá comparecer munido de um dos seguintes documentos oficiais: Certidão de Nascimento/Casamento, RG, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista ou Carteira profissional de classe. Além do documento oficial o eleitor precisa apresentar um comprovante de residência atual, em ambos os casos é necessário apresentar o original juntamente com uma cópia.
 

Como funciona o atendimento

O procedimento biométrico consiste, basicamente, na captura das digitais e de uma fotografia de cada eleitor. Ao iniciar o atendimento o eleitor informará seus dados biográficos (nome, filiação, grau de escolaridade, endereço, telefone, etc.), para atualização no cadastro eleitoral. Em seguida, assinará digitalmente seu nome completo, tal como já é feito em outros órgãos. Logo após, o atendente irá capturar uma fotografia do eleitor e colher, através de um scanner digital, as impressões digitais dos dez dedos.
 

Quais os benefícios

O recadastramento biométrico traz consigo muitas vantagens, entre elas destacam-se:

1º- A atualização do banco de dados da Justiça Eleitoral, pois hoje cerca de 60% do eleitorado está com seu cadastro desatualizado a mais de 20 anos.

2º- O voto com identificação biométrica traz maior segurança, tornando praticamente impossível que um eleitor vote no lugar de outro, uma vez que será reconhecido por suas digitais e por fotografia.

3º- Os dados biométricos serão utilizados futuramente na emissão do Registro Único de Identificação Civil –RIC, em parceria com o Ministério da Justiça. A implementação do voto com identificação biométrica, assim como o RIC, além de conferir ao Brasil posição de vanguarda na identificação civil, contribuirá para um gerenciamento cada vez mais moderno e eficiente por parte de seus gestores, além de promover a cidadania e proporcionar maior segurança a todos os brasileiros.

Fonte: Jaqueline Machado

 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)