Porto Velho (RO) quinta-feira, 17 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

TRE-RO: É intensa a movimentação nas unidades da Justiça Eleitoral



Movimentação nas unidades da Justiça Eleitoral rondoniense é intensa nos últimos dias antes das eleições

Os serventuários da Justiça Eleitoral de Rondônia têm trabalhado de segunda a segunda nesses últimos dias que antecedem o dia 5 de outubro, quando todos os brasileiros terão a oportunidade de escolher seus representantes nos respectivos municípios. O objetivo é garantir o exercício da democracia e a tranqüilidade no dia da eleições.

No Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia a correria tem sido intensa na preparação das urnas. Começa com a geração das mídias que possuem os dados dos candidatos, partidos e locais de votação de cada município. Há ainda as atividades de carga e lacração das urnas. "Essas atividades estão sendo realizadas por técnicos do Tribunal, e acompanhadas de perto por Juízes, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes dos partidos políticos", disse o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE de Rondônia, Eduardo Gil Tivanello.

URNAS

Em Rondônia, todos os eleitores votarão através da urna eletrônica. Serão utilizadas 3.858 urnas (incluídas as que efetivamente serão usadas para receber votos e as das Mesas Receptoras de Justificativas), sendo 946 só na Capital e 2912 no interior. Confira no anexo os arquivos com as datas das cerimônias de geração de mídias, carga e lacração das urnas.

A novidade fica por conta do município de Colorado do Oeste, onde os eleitores serão identificados através da biometria, ou seja, por meios das digitais.

SERVENTUÁRIOS ENVOLVIDOS

Estão envolvidos nos trabalhos de preparação das eleições de forma direta mais de 600 pessoas, incluindo nesse número servidores efetivos do Tribunal, terceirizados e requisitados.  Além desses, há também os Juízes, Promotores Eleitorais e representantes da OAB em todas 35 Zonas Eleitorais.

No dia do pleito, esse número aumenta. São requisitadas várias pessoas de outros órgãos da Administração Pública para auxiliarem no transporte de autoridades públicas, demais servidores da Justiça Eleitoral e material. Há ainda o trabalho das Polícias na guarda das urnas e no policiamento ostensivo e repressivo. Somente da Polícia Militar, mais de 3000 homens estarão nas ruas.

MESÁRIOS

 Em Rondônia serão 12.268 mesários atuando no dia das eleições. Nos últimos dias, estão acontecendo os treinamentos desses mesários. Durante os treinamentos, eles recebem instruções sobre o trato com os eleitores, com as urnas e também de soluções para possíveis imprevistos que venham a ocorrer.

DISQUE ELEIÇÃO 148

A Central do Disque Eleição 148 está em pleno funcionamento. Através desse número o cidadão pode, além de denunciar a prática de ilícitos, solicitar informações. Para tanto, o número de atendentes tem sido reforçado nesses últimos dias em conseqüência do aumento das ligações. Há uma equipe pronta para atender qualquer usuário do serviço. "O número de atendentes chegará a 20 servidores no dia da eleição", informou a Coordenadora do serviço Lia Lopes.

A ligação é gratuita, podendo ser efetuada através de qualquer lugar do Estado de Rondônia. O usuário do 148 poderá esclarecer as mais variadas dúvidas como: De que forma retirar os formulários de justificativa; em que situações se deve pagar multa; como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição; os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos; para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo; a ordem de votação dos candidatos.

Fonte: TRE RO

 

Mais Sobre Política

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

Erro na tabela de vencimentos dos professores volta a ser discutido na Comissão de Educação

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (16), para deliberar projetos e voltou a di

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

Liderança na produção do cacau depende da vontade política, aponta debate

A volta do protagonismo brasileiro na produção de cacau depende de mais investimentos em pesquisa e de ações como o fortalecimento da Comissão Executi

Projeto de Follador cria Passaporte Animal para trânsito em feiras e eventos

Projeto de Follador cria Passaporte Animal para trânsito em feiras e eventos

A exemplo da experiência de sucesso do Rio Grande do Sul, o deputado Adelino Follador apresentou nesta terça-feira (15) ao Plenário da Assembleia Le