Sábado, 19 de dezembro de 2009 - 11h56
O dia 17 de dezembro de 2009 ficará marcado na vida do desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, presidente do TRE rondoniense. Foi sua última sessão ordinária como presidente do Tribunal Eleitoral rondoniense. Sua gestão teve início em janeiro de 2008 indo até o final deste ano.
Durante a sessão os demais membros do Tribunal, o Ministério Público Eleitoral e OAB elogiaram o trabalho do desembargador Cássio à frente do TRE. Lembraram da ousadia e disposição na luta durante esses dois anos, em especial durante as eleições 2008, em busca da ética e moralização no âmbito do poder público.
Diante dos expressos reconhecimentos, o desembargador Cássio, aproveitou a oportunidade para fazer uma retrospectiva dos seus feitos na gestão do TRE e do dever cumprido perante essa justiça especializada. Fez questão de mencionar o apoio imprescindível da vice-presidente do Tribunal, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, para comandar com sucesso a Justiça Eleitoral de Rondônia, e de todos os servidores.
O juiz federal Élcio Arruda mencionou ser o desembargador Cássio referência na magistratura. “Vossa excelência é um magistrado sério, ético, competente. Vossa excelência não se curva à jurisprudência dominante”, disse.
“Vossa excelência é um homem preocupado com a justiça, às vezes com uma certa rigidez, rigidez daqueles que se revoltam com as coisas erradas que verificamos todos os dias”. Essas foram as palavras do juiz José Torres, que resumiram a pessoa do desembargador Cássio.
O juiz Reginaldo Joca ressaltou o grande aprendizado que teve com o desembargador Cássio em suas atuações no âmbito judicial e administrativo. “O senhor foi a maior luz dessa Corte. Foi o mestre dos mestres”, expressou o juiz Paulo Rogério.
Fazendo uso de uma poesia dos pampas, de Mário Quintana, cujo título é “Democracia”, o juiz João Adalberto conceituou o posicionamento do desembargador Cássio Guedes em suas intervenções na defesa do Estado Democrático de Direito. “O que há de mais admirável nas democracias é a facilidade com que qualquer pessoa pode passar da crônica policial para a crônica social”. João Adalberto concluiu desejando sucesso e proteção divina na nova missão que o desembargador Cássio terá à frente do TJ, que presidirá nos próximos dois anos.
A desembargador Ivanira Feitosa Borges agradeceu a todos os membros do Tribunal e aos servidores pelo tempo em que esteve na Vice-Presidência e Corregedoria. Afirmou que se ente muito honrada pela companhia do desembargador Cássio nessa gestão.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)