Sexta-feira, 26 de março de 2010 - 12h45
A regulamentação da Emenda Constitucional nº 60, que garante a transposição de servidores do Estado de Rondônia para os quadros da União deve ser feita de maneira que não cause prejuízos aos servidores. Este posicionamento é defendido pelo deputado federal Eduardo Valverde (PT) e vem sendo discutido pelo parlamentar junto aos sindicatos de servidores públicos.
Na manhã desta sexta-feira, 26/03, Valverde teve mais uma reunião com presidentes e dirigentes de sindicatos de servidores públicos, oportunidade em que defendeu a transposição através de lei que garanta os cargos dos servidores e possibilitem ascensão profissional.
Para Eduardo Valverde, de nada adiantaria fazer a regulamentação às pressas colocando os servidores em uma situação em que não possam ter os salários equiparados aos dos servidores federais, e que também não possam progredir na carreira. “Seria como nadar e morrer na praia. Isso, nós não queremos. O que queremos é que esses servidores tenham todos os seus direitos garantidos”, disse o deputado. CLIQUE E ASSISTA ENTREVISTA CONCEDIDA AO PROGRAMA CÂMERA 11 DA TV CANDELÁRIA.
Segundo ele, seria muito prático e rápido transpor todos os servidores contratados até 1991 para uma situação chamada “carreirão”, com os mesmos salários que ganham no Estado, sem qualquer vantagem. Porém, isso colocaria por terra todo um trabalho que já foi feito, todo o esforço para aprovação da PEC.
Em conversa com dirigentes dos sindicatos, Valverde disse que trabalha para que os servidores sejam transferidos para a União nas carreiras a que pertencem no Estado. “Para isso estamos buscando alternativas junto aos Poderes, pois, além dos servidores do Poder Executivo estadual, temos, ainda, os servidores da Assembléia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, do Ministério Público, e dentro do próprio Executivo, temos servidores de carreiras específicas como os Técnicos da Secretaria de Finanças, entre outros, que precisam ser enquadrados nas carreiras afins nos quadros da União”, finalizou o deputado.
Valverde anunciou que está disponível para participar das reuniões periódicas dos presidentes e diretores dos sindicatos de servidores, ao mesmo tempo em que cobra do Ministério do Planejamento, em Brasília, a elaboração o quanto antes da minuta do Projeto de Lei que regulamentará a transposição.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)