Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRANSPOSIÇÃO: Servidores do ex-território triunfam



Os parlamentares da bancada federal de Rondônia, composta pelos senadores Acir Gurgacz (PDT), Fátima Cleide (PT), Valdir Raupp e os deputados Eduardo Valverde (PT), Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nassif (PSB), se reuniram na tarde desta terça-feira (06/04) com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do TRANSPOSIÇÃO: Servidores do ex-território triunfam  - Gente de OpiniãoPlanejamento - MP, Duvaniter Ferreira, com o secretário executivo do MP, João Bernardo e Dra. Valéria Porto, da Comissão de Regulamentação da Emenda Constitucional 60.

Durante a reunião foi entregue aos parlamentares e sindicalistas o texto da minuta de projeto de lei apresentado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, que regulamentará a emenda 60.

Em nota divulgada após a reunião, a bancada federal junto com os sindicalistas informou à população rondoniense que a minuta contempla os servidores públicos de Rondônia até 31 de dezembro de 1991 e os servidores dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público do Estado. O texto informa também que a minuta contemplará os funcionários municipais de regiões existentes até a data de criação do Estado de Rondônia.

Ao final da nota, a bancada e sindicalistas informaram que continuarão se empenhando para que o texto final seja apreciado o mais breve possível pela Casa Civil e encaminhado para o Congresso Nacional.

Segundo informou o senador Acir Gurgacz, os resultados obtidos na reunião foram positivos para Rondônia. “Depois de muitas discussões conseguimos entrar em consenso. O ministério fez o possível para resolver a questão dos servidores do ex-território e atendeu as expectativas de todos”, salientou o parlamentar.

Durante a reunião, o secretário Duvanier declarou que está "esperando apenas que a Advocacia Geral da União encaminhe seu parecer técnico para que possamos protocolar a minuta no Congresso Nacional”.

Saiba mais

A bancada de Rondônia, junto com sindicalistas e lideranças do Estado, se reuniu no dia 10 de março com o secretário de Recurso Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira. Durante o encontro, foi possível dar um importante passo para agilizar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) N° 486, a PEC da Transposição. Na ocasião, o secretário Duvanier afirmou que a comissão interministerial produziria, no prazo de 20 dias, um relatório com as ações do governo federal.

Fonte: Ascom/senador Acir

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)