Quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 16h21
O Secretário Executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo informou nesta quinta-feira (17) à Bancada de Rondônia que até o final deste mês entregará a minuta de regulamentação da emenda nº 60.
Segundo Bernardo será a Bancada de Rondônia que dirá dizer se há necessidade de modificações para que quando a matéria for encaminhada ao Congresso Nacional não fique tramitando anos a fio sem aprovação. Com a regulamentação da emenda nº 60, estima-se que cerca de 20 mil servidores poderão passar para os quadros da União. Isto porque a transposição é optativa.
A grande problemática da “PEC 483” na avaliação do Planejamento é quanto à criação das carreiras. Isto porque, explicou o secretário, há funções que não existem na União e que será preciso criá-las para então se efetivar a transposição. Mas, quanto às carreiras semelhantes aos da União como os policiais e professores a regulamentação será mais rápida.
De acordo com o Coordenador da Bancada de Rondônia, Deputado Eduardo Valverde (PT), nessa fase é fundamental a ajuda do estado, visto que ele possui todos dados referentes a essas ocupações que existiam antes de Rondônia ser transformada em estado.
Valverde lembrou ainda, que no caso de Roraima e Amapá, a transposição foi mais fácil porque os quadros de Policiais Civis, Militares e da educação já estavam prontos e todos foram efetivados pela União.
Mesmo diante do entrave, o deputado Valverde tranqüilizou os sindicatos presente na reunião, por reafirmar que todos os servidores terão suas funções definidas. “O mais difícil nós conseguimos, que foi a votação em dois turnos na Câmara e no Senado. A compatibilização nos quadros será feita”, disse.
Nova audiência em Meados de janeiro, toda a bancada voltará a se reunir com o Planejamento para discutir passo-a-passo a minuta da portaria.
Fonte: Leila Denise
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)