Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRANSPOSIÇÃO: Ministro do Planejamento reconhece servidores até 1987


Os servidores estaduais e municipais contratados pelo Estado até março de 1987 poderão ser transferidos administrativamente para o quadro da União. Informação foi prestada ao deputado federal Miguel de Souza pelo chefe do Departamento de Normas, Procedimentos Judiciais e Órgãos Extintos do Ministério do Planejamento, Antônio de Pádua Casella, em audiência na tarde desta quarta-feira.

Segundo Casella, "o grupo de trabalho já está concluindo os estudos para a transposição administrativa e há uma vontade política do Governo Lula para que se reconheça a situação de Rondônia, a exemplo do que já houve com o Amapá e Roraima. Juridicamente só é possível acatar o pessoal que foi contratado até março de 1987, quando tomou posse o primeiro governador eleito de Rondônia". A bancada federal de Rondônia deverá ser convidada pelo ministro Paulo Bernardo para receber a comunicação oficial. Casella acrescentou que a solução para o problema demorou a sair por não contar "com o empenho do Executivo, que não repassou a relação dos servidores que estão nesta situação. Temos recebido muita pressão por parte da bancada federal de Rondônia, sempre tem um deputado ou senador querendo saber do andamento dos estudos", finalizou.

Para Miguel de Souza "esta informação é de uma grande importância não só para os servidores, como também para o Estado e as Prefeituras dos municípios mais antigos. Será uma economia de cerca de R$ 30 milhões, dinheiro que poderá ser usado em infra-estrutura e obras em benefício da população".

O deputado Miguel de Souza foi recebido em audiência acompanhado pelo presidente licenciado da ASERTRON - Associação dos Servidores em Transição do Ex-Território para o Estado de Rondônia, Antônio de Barros Neto, o conhecido Poeta.

Fonte: José Carlos de Sá

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)