Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

'Transposição de servidores só depende de vontade política', diz Moreira Mendes



A votação da Proposta de Emenda Constitucional nº 483/2005, que trata da transposição dos servidores do ex-Território Federal de Rondônia aos quadros da União, na Câmara dos Deputados, só depende de vontade política. Foi o que disse, na manhã de hoje, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO), ao conceder entrevistas a emissoras de rádio rondonienses. Segundo ele, a PEC da Transposição, como é conhecida, já está pronta para ser votada em plenário, faltando apenas a sua inclusão na pauta de votações.

Moreira Mendes, que é um dos maiores defensores da transposição, fez questão de abordar o assunto em resposta a inúmeros questionamentos de servidores e da população em geral, que aguardam uma decisão final sobre a PEC. “É uma das coisas que mais me perguntam em Rondônia, e eu faço questão de responder porque acho que o povo tem que ser bem informado, sobretudo o nosso servidor público”, frisou.

O deputado explicou que a PEC 483 já passou por uma comissão especial na Câmara e todos os deputados de Rondônia fizeram sua parte. “Só que quem decide o que vai e o que não vai para o plenário é o presidente da Câmara, que ouve o colégio de líderes de todos os partidos. Se todos os partidos concordarem em colocar (a PEC) na pauta, certamente vamos brigar para ela ser aprovada em plenário”. Moreira acrescentou, inclusive, que o seu partido, o PPS, já solicitou a inclusão da matéria na ordem do dia. “A colocação na pauta depende principalmente dos partidos da base aliada. Agora, com a palavra o PT, o PMDB, o PP e os demais partidos da base do governo. Mas é bom lembrar que, uma vez aprovada na Câmara, a matéria volta para o Senado, porque houve modificações”.

Questionamento

Ainda segundo Moreira Mendes, o grande questionamento que deve ser feito por cada servidor rondoniense é se a transposição convém ou não. “Nós temos votado aqui inúmeras Medidas Provisórias que dão aumento ao servidor público federal. E onde entram os funcionários do quadro em extinção dos ex-Territórios? Nunca. Porque o governo federal discrimina esses funcionários. Será que é vantagem brigar para levar mais servidores para o quadro federal para, no final, ficarem engavetados na burocracia do Ministério da Fazenda?”, questionou o parlamentar, renovando seu apoio à causa dos servidores. “Tenham todos a certeza de que nós estamos fazendo a nossa parte nessa questão”, afirmou.  

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)