Quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 05h46
Preocupados com a demora do início efetivo da transposição dos servidores estaduais para o quadro federal, os sindicalistas das principais categorias de servidores públicos estiveram nesta quarta-feira, 23, no Ministério do Planejamento, onde se reuniram com o senador Ivo Cassol, os deputados federais Mauro Naziff e Padre Tom e o secretário de Recursos Humanos do ministério, Duvanier Paiva. Na pauta, a tão sonhada transposição dos servidores para o quadro federal que até hoje, efetivamente, não saiu do papel.
Cassol foi direto ao ponto com os sindicalistas, repetindo o alerta que fez no início do ano, quando foi duramente criticado, que enquanto o Governo Federal puder vai “dar um enrolation e empurrar com a barriga”, pois não tem nenhum interesse em assumir mais esta dívida com servidores que estão às vésperas da aposentadoria.
Interpelado por Cassol e pelos sindicalistas, o secretário Duvalier alegou que agora o maior problema é a logística da equipe do ministério do Planejamento, uma vez que não haverá tempo hábil este ano para instalar uma equipe e equipamentos em Rondônia para receber os formulários, checar as informações, ajustar os dados individuais e dar entrada no sistema de folha de pagamento de pessoal da União. “Toda este processo leva tempo para ser implantado, estamos trabalhando para que não aconteçam erros numa ação tão complexa como essa, que envolve milhares de servidores e ninguém pode ser prejudicado”, justificou o secretário.
A o senador Ivo Cassol explicou aos presentes a questão do Iperon, que não terá condições de assumir as aposentadorias caso a transposição não aconteça. “Isso pode acontecer porque os governos anteriores não repassaram ao Iperon os valores que sustentariam as aposentadorias dos servidores. Se a União assumir todos eles sem ônus para o estado vai dar fôlego para o Instituto, se não existe o risco dos aposentados serem prejudicados. Para o Governo do Estado não muda nada, pois vai ter que contratar novos servidores para cobrir os que vão sair, e se ainda tiver que custear os que irão se aposentar não vai ter caixa”, explicou aos presentes.
Cassol manifestou seu apoio incondicional mais uma vez à transposição, se colocando à disposição dos sindicalistas para pressionar e cobrar do Governo Federal, em especial no Ministério do Planejamento, o início efetivo dos trabalhos, recebendo e aprovando os requerimentos dos servidores públicos que tanto contribuíram para o crescimento de Rondônia e ainda esperam o cumprimento da Lei para terem seus direitos respeitados.
O governador Confúncio Moura também era aguardado para a reunião, mas até o início dos trabalhos não havia chegado para ajustar os termos da parceria do Governo do Estado com o ministério.
Fonte: Marco Antônio
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)