Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transição de governo: clima de cordialidade marca reunião entre Confúcio e Cahulla



O governador eleito Confúcio Moura e o atual governador João Cahulla se encontraram na manhã desta terça-feira (16) pela primeira vez desde o final do segundo turno das eleições. A reunião - que aconteceu a portas fechadas - foi classificada por Confúcio como cordial.

Pela primeira vez após o processo eleitoral o governadorTransição de governo: clima de cordialidade marca reunião entre Confúcio e Cahulla - Gente de Opinião Cahulla cumprimentou Confúcio Moura pela vitória e se colocou à disposição para uma transição transparente e democrática.

“A transição tem ocorrido de forma cooperativa, principalmente a partir do decreto baixado pelo governador Cahulla. Minha primeira impressão foi muito boa, fui bem recebido e nenhuma informação foi omitida”, disse Confúcio.

O Decreto de n.15498/2010 foi publicado no dia 10 de novembro e dispõe sobre a atuação dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual durante o processo de transição governamental. O governador Cahulla nomeou o secretário Adjunto de Planejamento, Luciano Guimarães, como coordenador da equipe de transição.

A equipe de transição do governador eleito é composta por um Núcleo de Coordenação.
 

A reunião

O governador eleito considerou a reunião produtiva e disse que foi prevenido por João Cahulla sobre questões sensíveis que devem ser tratadas com maior atenção para evitar crises imediatas, principalmente em relação a contratos que vencem no final do ano.

Entre os temas que foram discutidos estão a transposição dos servidores estaduais para o quadro da União, as diversas obras em andamento, a saúde pública estadual, o sistema penitenciário e questões específicas da transição.

“Parece que a área mais complicada é mesmo a saúde, sobre a qual conversamos bastante, principalmente o hospital de Cacoal”, ressaltou Confúcio.

Segundo Confúcio, cada administração tem suas prioridades. “A gestão Cassol e Cahulla priorizou o setor produtivo e a área de estradas. A minha administração continuará o serviço de pavimentação, mas daremos total atenção à área social, como saúde, segurança e educação".

Ao final do encontro, em conversa informal com os jornalistas, o governador eleito disse que é natural que os partidos aliados sugiram nomes para o futuro governo. No entanto, deixou claro que compete ao governador eleito escolher os melhores nomes com base em critérios técnicos e que ainda não definiu nenhuma secretaria. “Isso só acontecerá após a conclusão do trabalho da equipe de transição”, afirmou.
 

Cahulla

O governador João Cahulla afirmou que até o dia 31 de dezembro conduzirá o governo “com pulso firme” e que abrirá as portas para a equipe de transição do governador eleito.

“No entanto, todas as questões políticas serão discutidas diretamente comigo. Os assuntos técnicos serão tratados com a equipe de transição”, disse ao final do encontro.

Cahulla também assegurou que deixará o estado em boas condições para o seu sucessor, com pagamento do salário dos servidores em dia, 13º salário assegurado e todas as obras em andamento.

Com relação às obras do CPA (Centro Político Administrativo) e o teatro estadual, ressaltou que não conseguirá conclui-las em seu mandato.

Indagado pelos jornalistas sobre o seu futuro político, Cahulla disse que, após sair do governo, irá transferir seu título eleitoral para Porto Velho, onde reside há oito anos.

“O futuro a Deus pertence. O que posso adiantar é que quem ganha é situação e quem perde é oposição”, afirmou.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Gente de Opinião Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)