Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transição: Confúcio anuncia técnicos e espera cooperação


 

A equipe de transição nomeada pelo Governador Eleito de Rondônia Confucio Moura iniciou efetivamente nesta segunda (8) suas atividades de levantamento de informações, a fim de elaborar um diagnóstico sucinto da realidade orçamentária, fiscal, administrativa, patrimonial e gerencial do governo.

Nesta segunda, no início da manhã, representantes da comissão se reuniram com o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guilherme Erse Moreira Mendes. A audiência teve por objetivo apresentar a comissão de transição e solicitar ao governo a disponibilidade das informações e o acesso aos dados necessários ao trabalho técnico da equipe. Durante a visita foi entregue ao Secretário ofício solicitando audiência entre o atual governador João Cahulla e o governador eleito Confúcio Moura para o próximo dia 16.

Ainda nesta segunda, o Núcleo de Coordenação também visitou o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A comissão foi recebida pelo presidente do Tribunal, José Gomes de Mello, os Conselheiros da Corte, a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas e o Secretário Geral de Controle Externo, ocasião em que solicitou informações acerca da situação orçamentária, financeira e fiscal do Estado. O presidente José Gomes colocou o TCE à disposição para os trabalhos técnicos de transição.

Primeiras ações

A equipe de transição – formada por um Núcleo de Coordenação e seis relatorias temáticas – é presidida pelo administrador Assis de Oliveira, que destacou o caráter técnico da equipe.

“Esperamos que a transição ocorra em um clima de cooperação e tranquilidade. Precisamos analisar o orçamento e as finanças do Estado, bem como contratos e convênios e demais informações indispensáveis à tomada de decisões pelo governador eleito. A previsão é de que até o dia 31 de novembro seja apresentado o relatório final”, afirmou Assis.

Na última quarta-feira (3) o próprio governador eleito Confúcio Moura visitou o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público Estadual, com o objetivo de solicitar que esses órgãos acompanhem o processo de transição. Nesta semana Confúcio Moura visita quatro estados para conhecer experiências administrativas de sucesso. Seu retorno está previsto para o próximo dia 15.

Confúcio Moura

Em seu blog oficial o governador eleito escreveu que o principal objetivo da comissão de transição é o de obter informações básicas para que, no início de seu governo, não haja problemas nos serviços essenciais, além de possibilitar o conhecimento dos servidores efetivos de grande capacidade técnica.

Outros objetivos da equipe de transição enumerados por Confúcio Moura em seu blog: “Articular o orçamento 2011 e incorporar novas propostas; fortalecer investimentos para saúde publica; a preparação da mão de obra; conhecer todos os convênios, a situação de cada um, as obras federais e situação de cada uma, os cargos comissionados, a estrutura administrativa do Estado; a pauta de pleitos para o orçamento geral da União e verificar todos os serviços continuados, seus processos, para que possam ser mantidos.

Compõem o Núcleo de Coordenação da comissão de transição: Francisco de Assis Oliveira (Administrador), Benedito Alves (Advogado), Cira Moura (Jornalista), João de Carvalho (Advogado), José de Albuquerque (Advogado) e Waldo Alves (Administrador). Este Núcleo é responsável pelo levantamento das informações sobre orçamento, finanças, administração e relações institucionais.
 

Compõem as relatorias temáticas a seguinte equipe técnica:

Meio ambiente - Josenildo do Nascimento (Advogado); Agricultura - Antônio Deusemínio (Técnico da Ceplac) e José Pinto (Técnico da Emater); Educação - Mário Jorge (Professor) – Segurança - Caetano de Souza (Bombeiro Militar) e Eliseu M. Siqueira (Delegado da Polícia Civil); Saúde - Alexandre Muller (Médico) e Belgrano José Cavalcanti (Servidor Municipal).

Será definido ainda nesta semana o técnico responsável pela área de Desenvolvimento Econômico e Social.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Em uma decisão alinhada com os anseios da população brasileira, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) votou a favor do requerimento de u

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

Carlos Magno, Laerte Gomes e Nim Barroso lideram para deputado estadual em Ouro Preto do Oeste

A cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, acaba de ser palco da primeira pesquisa de intenção de voto conduzida pela Data Continental, focando n

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Deputada Ieda Chaves sugere que Seduc afixe cartazes com canais para denúncias de abuso sexual infantojuvenil

Com a proposta de reforçar o papel das instituições de ensino como espaço estratégico para a promoção de direitos e proteção integral da infância e

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)