Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transferência de contratos garante atendimento às comunidades indígenas, em Rondônia



Com objetivo de evitar que mais de dez mil índios, atendidos, atualmente, pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Porto Velho, uma das unidades gestoras da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em Rondônia, possam deixar de receber atendimentos de saúde, a Superintendência Estadual da Funasa (Suest-RO), sub-rogou na última quinta-feira, para o Dsei Porto Velho, 13 contratos de prestação de serviços, em diversas áreas, entre elas, vigilância, hospedagem e fornecimento de água mineral, gás e gelo.

Segundo o Superintendente Estadual da Suest-RO, Josafá Piauhy Marreiro esta medida faz parte das ações estabelecidas pelo decreto 7.333/2010, que trata da transição da prestação de atendimento de saúde dos povos indígenas, da Funasa para a Sesai. “A passagem dos contratos representa a consolidação do Dsei Porto Velho, como unidade gestora da saúde indígena, em parte do estado de Rondônia”, ressaltou o dirigente.

O representante da Funasa disse ainda, que a instituição está apoiando o Dsei Porto Velho, para que as ações, antes executadas pela fundação, possam ter continuidade e as comunidades indígenas não deixe de receber os atendimentos de saúde.

O prazo final, para que todo o processo de atendimento de saúde as comunidades indígenas esteja sob a responsabilidade Sesai, através das suas unidades gestoras, termina no próximo dia 31 de dezembro.

Fonte: Funasa
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)