Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Transferência das peças do museu da Estrada de Ferro atende critérios do IPHAN



A transferência das peças do Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) está dentro dos padrões exigidos e o trabalho é acompanhado por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Quem garante é o presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos, responsável pelos trabalhos. Ele também informa que a transferência dessas peças teve início há uma semana e deve ser concluída nesta terça-feira (24). “Primeiro tivemos que preparar o galpão 1 para receber o material retirado do galpão 3”, disse.

Santos e a vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, afirmam que há um grupo de trabalho cuidando da reforma do complexo da EFMM e das peças do museu. Esse grupo é formado por representantes do IPHAN, Consórcio Santo Antônio Energia, Semdestur, Sempre, Semur e a própria Iaripuna. “Nada é feito de forma aleatória ou sem qualquer critério. Temos reuniões periódicas e tudo está dentro da legalidade e com o maior respeito pela nossa história”, destacam.

O presidente da Fundação Iaripuna explica que o órgão é o responsável direto por cuidar das peças do museu nesse momento de reformas, e foi quem elaborou todo o projeto de transferência, aprovado após rigorosa análise por parte da equipe do IPHAN. “Agora temos mais dois grandes desafios pela frente: organizar as oficinas de restauração e adequação do museu para visitação pública, já que as peças estavam expostas fora dos padrões”, acrescenta.

Altair dos Santos também faz questão de esclarecer que a Prefeitura não recebeu ultimado por parte da Marinha para fazer a transferência das peças.”Tudo está ocorrendo dentro dos trâmites necessários, obedecendo cada detalhe do projeto, primando sempre pela preservação do acervo”, finalizou. 

Augusto José 
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)