Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalho aprova criação de Conselhos federal e regionais de Pedagogia


     
A Comissão de Trabalho e Serviço Público (CTASP) aprovou nesta quarta-feira (17) a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Pedagogia. A matéria (PL 2508/07), de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB/RO) determina que os órgãos ficarão responsáveis pela regulação e fiscalização do exercício da profissão do pedagogo, objetivando uma melhoria na qualidade dos profissionais da área.

De acordo com o projeto, a partir da implementação dos cosnelhos, o pedagogo será chamado a atuar como educador social em empresas, hospitais, organizações sociais, associações e igrejas. Mauro Nazif disse que as modificações ocorridas na sociedade moderna provocam reflexos na área educacional. "A necessária revisão dos conceitos de educação passa pela atuação dos profissionais de pedagogia, que não se reserva mais às salas de aula. Onde houver uma prática educativa, é preciso uma ação pedagógica", avaliou o socialista.

Nazif ressaltou também que a importância do pedagogo no desenvolvimento nacional está na preparação de pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação.

O projeto determina que o governo federal será o responsável pela criação dos cargos necessários para o funcionamento dos conselhos, assim como pela organização, competências, atribuições, denominação das unidades e funcionamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Pedagogia, inclusive sobre o processo de sua implantação. A matéria segue para a comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O relator do PL foi o deputado Eudes Xavier.
 
Fonte: David Casseb

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Laerte Gomes garante recurso para projeto de pavimentação da rodovia que liga Rondônia ao Mato Grosso

Deputado Laerte Gomes garante recurso para projeto de pavimentação da rodovia que liga Rondônia ao Mato Grosso

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD) segue atuando fortemente em busca de melhorias para a infraestrutu

Comissão de Saúde vai se reunir com Casa Civil para tratar do plano de cargos e salários dos servidores

Comissão de Saúde vai se reunir com Casa Civil para tratar do plano de cargos e salários dos servidores

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) voltou a debater, mais uma vez, o Plano de Carga

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Em uma decisão alinhada com os anseios da população brasileira, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) votou a favor do requerimento de u

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)