Quarta-feira, 7 de julho de 2010 - 13h27
Os profissionais que atuam dentro das casas lotéricas de Rondônia são alvo, mais uma vez, do descaso e autoritarismo exibido pelos seus patrões que, pelo segundo ano consecutivo, se recusam a participar de toda e qualquer reunião agendada pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Rondônia (SEEB/RO) a fim de concluir o acordo coletivo que daria garantias para os trabalhadores das 47 lotéricas espalhadas pelo Estado.
Segundo a diretoria do SEEB, o acordo coletivo da categoria dos lotéricos está totalmente defasado e, a exemplo do que aconteceu em 2009, o sindicato patronal simplesmente ignora os requerimentos do SEEB para que o acordo coletivo seja negociado.
Entre as reivindicações principais da categoria estão 12% de reposição salarial (um reajuste que aumentaria o salário de R$ 530 para R$ 610) e 10% de gratificação para os trabalhadores que exercem a função de caixa nestas unidades.
A data-base da categoria é 1º de maio e, ultrapassados mais dois meses, os donos das lotéricas se mantêm irredutíveis no sentido de não fazer nenhum acordo que beneficie centenas de trabalhadores.
Um dos dirigentes do SEEB chega a classificar como ‘desumano’ o tratamento dispensado pelos patrões aos trabalhadores das lotéricas, que são obrigados a trabalhar o dia inteiro diante de um computador e, após o expediente, ainda tem que limpar o local onde atuam.
Vislumbrando não encontrar uma saída mais ‘amigável’ e célere, o sindicato, por meio de seus diretores, já sinaliza com uma propositura mais firme, ameaçando entrar com ação na Justiça do Trabalho a fim de, pelo menos, conseguir uma forma de negociação em dissídio.
“Não há mais tempo a perder, nem paciência e sabedoria a serem esgotadas. O nosso interesse é simplesmente defender os direitos e até mesmo a dignidade destes trabalhadores”, disseram os diretores do SEEB/RO.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)