Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhadores em educação voltam à ALE


Em assembléias realizadas nas sedes das Regionais, em todo o Estado, os trabalhadores em educação decidiram manter a mobilização pelo envio e aprovação do Plano de Carreira unificado, e pelo cumprimento de todos os itens da negociação com os deputados estaduais e do acordo firmado com o governo perante a Justiça. Pelo acordo a suspensão da greve termina dia 20/10, prazo em que o plano de carreira já deverá estar concluído. A partir desta semana os trabalhadores voltam às Galerias da Assembléia Legislativa para cobrar dos deputados estaduais empenho no envio do Plano à Casa de Leis e a aprovação do Projeto.

Nas assembléias a direção do Sintero expôs aos trabalhadores em educação o resultado das reuniões com os deputados estaduais e dos trabalhos da comissão de discussão do Plano de carreira. A presidente do sindicato, Claudir Mata, fez um relato dos itens das negociações que já foram atendidos e dos que não foram cumpridos. Ela ressaltou a importância da união e da mobilização da categoria para cobrar do governo e dos deputados o atendimento do que ficou acordado para a suspensão da greve.

O representante da categoria na Comissão de Discussão do Plano de Carreira, Manoel Rodrigues, informou que os trabalhos foram concluídos, e que ainda nesta semana o texto será entregue ao governador para envio à Assembléia Legislativa. Segundo ele o Plano de Carreira unificado apresenta alguns avanços em relação à valorização profissional, pois unifica a categoria e garante a carreira dos professores e dos funcionários de escolas, que passam a ser denominados Técnicos Educacionais.

O secretário se Assuntos Educacionais do Sintero, João Duarte, relatou a grande quantidade de queixas e denúncias dos trabalhadores em educação que estão sofrendo assédio moral e perseguições nas escolas por terem participado da greve que durou 15 dias. Ele tranqüilizou a categoria e informou que todas as denúncias estão sendo levadas ao secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza, e ao juiz que homologou o acordo entre o Sintero e a Seduc, com pedido de providências.

A partir de agora os trabalhadores em educação voltam a se reunir diariamente na Assembléia Legislativa para acompanhar as sessões e pedira aprovação do Plano de Carreira.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)