Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhadores em educação suspendem greve por 60 dias


Trabalhadores em educação suspendem a greve por 60 dias e mantém a mobilização pelo cumprimento de acordo
Em assembléias realizadas na tarde desta segunda-feira (20/08) em oito, das 11 Regionais do SINTERO, os trabalhadores em educação estaduais decidiram suspender a greve iniciada há 15 dias. A categoria aceitou o acordo intermediado pelo Juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa e a proposta de negociação intermediada pelos deputados estaduais. Em outras três Regionais as assembléias serão realizadas nesta terça-feira.
Pelo acordo firmado na audiência de conciliação, será feita uma avaliação e exame do Plano de Carreira unificado no prazo de 60 dias, ou seja, até o dia 20 de outubro, com participação do SINTERO, e encaminhamento ao governador; será examinada a possibilidade de reposição salarial a partir da verificação do impacto do Plano de Carreira no Orçamento; será feita compensação das faltas do período de greve com reposição de aulas presenciais em dias úteis; é vedado qualquer tipo de punição aos trabalhadores em educação que participaram da greve. Aceitando essa proposta a categoria volta ao trabalho nesta terça-feira, dia 21 de agosto.
Já pelo acordo firmado com os deputados, será feita a correção da lei da assiduidade até a primeira quinzena de setembro, devolvendo a garantia da Gratificação de Incentivo ao Magistério; o Plano de Carreira unificado será encaminhado à Assembléia Legislativa até o final do mês de outubro; e será elaborada uma agenda de trabalho entre a comissão de deputados, SEDUC, técnicos do governo e representantes dos trabalhadores em educação, com a finalidade de encaminhar e resolver os itens da proposta.
Caso os termos dos acordos não sejam cumpridos a categoria poderá voltar a paralisar as atividades.
A presidente do SINTERO, Claudir Mata, disse que a decisão de suspender a greve fortalece a categoria, que permanece mobilizada para cobrar o cumprimento de cada ponto negociado. Ela avaliou como positivo o movimento, pois, mais uma vez ficou demonstrada a disposição dos trabalhadores em educação de lutarem por seus direitos.
A vitória dos trabalhadores em educação foi destacada por todos que utilizaram o microfone nas assembléias, principalmente porque houve a participação de todo o Estado no movimento. “Os trabalhadores em educação não são inconseqüentes, e a luta da categoria é coerente e responsável. A nossa mobilização é pelos direitos da categoria e por ensino de qualidade”, destacou a presidente do SINTERO. “Embora não tenhamos conseguido 100% do que reivindicamos, consideramos a greve vitoriosa, pois trata-se de uma negociação, de um diálogo. E quando se trata de diálogo, os dois lados têm que apresentar os seus argumentos, o que sempre deve resultar em negociação”, concluiu.
Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)