Segunda-feira, 20 de agosto de 2007 - 18h42
Trabalhadores em educação suspendem a greve por 60 dias e mantém a mobilização pelo cumprimento de acordo
Em assembléias realizadas na tarde desta segunda-feira (20/08) em oito, das 11 Regionais do SINTERO, os trabalhadores em educação estaduais decidiram suspender a greve iniciada há 15 dias. A categoria aceitou o acordo intermediado pelo Juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa e a proposta de negociação intermediada pelos deputados estaduais. Em outras três Regionais as assembléias serão realizadas nesta terça-feira.
Pelo acordo firmado na audiência de conciliação, será feita uma avaliação e exame do Plano de Carreira unificado no prazo de 60 dias, ou seja, até o dia 20 de outubro, com participação do SINTERO, e encaminhamento ao governador; será examinada a possibilidade de reposição salarial a partir da verificação do impacto do Plano de Carreira no Orçamento; será feita compensação das faltas do período de greve com reposição de aulas presenciais em dias úteis; é vedado qualquer tipo de punição aos trabalhadores em educação que participaram da greve. Aceitando essa proposta a categoria volta ao trabalho nesta terça-feira, dia 21 de agosto.
Já pelo acordo firmado com os deputados, será feita a correção da lei da assiduidade até a primeira quinzena de setembro, devolvendo a garantia da Gratificação de Incentivo ao Magistério; o Plano de Carreira unificado será encaminhado à Assembléia Legislativa até o final do mês de outubro; e será elaborada uma agenda de trabalho entre a comissão de deputados, SEDUC, técnicos do governo e representantes dos trabalhadores em educação, com a finalidade de encaminhar e resolver os itens da proposta.
Caso os termos dos acordos não sejam cumpridos a categoria poderá voltar a paralisar as atividades.
A presidente do SINTERO, Claudir Mata, disse que a decisão de suspender a greve fortalece a categoria, que permanece mobilizada para cobrar o cumprimento de cada ponto negociado. Ela avaliou como positivo o movimento, pois, mais uma vez ficou demonstrada a disposição dos trabalhadores em educação de lutarem por seus direitos.
A vitória dos trabalhadores em educação foi destacada por todos que utilizaram o microfone nas assembléias, principalmente porque houve a participação de todo o Estado no movimento. “Os trabalhadores em educação não são inconseqüentes, e a luta da categoria é coerente e responsável. A nossa mobilização é pelos direitos da categoria e por ensino de qualidade”, destacou a presidente do SINTERO. “Embora não tenhamos conseguido 100% do que reivindicamos, consideramos a greve vitoriosa, pois trata-se de uma negociação, de um diálogo. E quando se trata de diálogo, os dois lados têm que apresentar os seus argumentos, o que sempre deve resultar em negociação”, concluiu.
Fonte: Adércio Dias
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero
A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)