Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhadores em educação ocupam o prédio da Seduc em Porto Velho


 
Em greve desde o dia 11/03 os trabalhadores em educação da rede estadual de Rondônia ocuparam na manhã desta quinta-feira, dia 25/03, o prédio da Secretaria de Estado da Educação, no centro de Porto Velho, de onde prometem só sair após uma negociação com o governo. 

A categoria protesta contra a truculência do governo, que em vez de dialogar com os representantes da categoria, utiliza-se de armações para tentar desarticular o movimento grevista. 

Professores e técnicos administrativos educacionais sofrem o pior achatamento salarial da história do Estado de Rondônia, com perdas salariais de 25% só na administração do governador Ivo Cassol. 

A direção do Sintero esclarece que quando iniciou-se a atual administração do Estado, o professor ganhava sete salários mínimos, mas a falta de reposição salarial reduziu o vencimento e hoje o salário do professor não passa de três salários mínimos. 

Da mesma forma, os técnicos administrativos educacionais ganhavam três salários mínimos e hoje ganham um salário mínimo. Há casos em que o vencimento fica abaixo do mínimo, necessitando de complemento. 

Segundo a direção do Sintero, propostas e contrapropostas foram apresentadas, mas o governo se recusa a dialogar. “Já provamos com dados que o governo possui recursos, já que a arrecadação estadual teve crescimento de mais de 250% nos últimos anos. Já provamos que o Estado gasta apenas 30% das receitas com folha de pagamento, enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal permite até 49%. Se o governo repor as perdas salariais ainda vai ficar com folga na folha de pagamento”, desabafou Claudir Mata, presidente do Sintero. 

A categoria acredita que o governo nega reposição salarial aos trabalhadores em educação de propósito. “Esse governador nunca gostou da educação. Educação nunca foi prioridade. Isso ficou demonstrado em todo o mandato”, disse a professora Maria Ângela, que participa do protesto em frente à Seduc.

Liminar

Sobre a liminar anunciada pelo governo, a direção do Sintero disse que ainda não foi notificada, e que se receber alguma comunicação da Justiça, vai acionar a assessoria jurídica para decidir qual a providência a ser tomada.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)