Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Trabalhadores em educação em greve fazem manifestação em frente à Seduc


   

O prédio onde funciona a Secretaria de Estado da Educação, no centro de Porto Velho, foi o alvo das manifestações no primeiro dia de greve dos trabalhadores em educação de Rondônia. 

A greve foi aprovada em assembleia geral estadual, realizada no dia 08 de março na sede do Sintero, em Porto Velho, e nas sedes das Regionais, no interior. 

Na Capital a paralisação atingiu quase todas as escolas. Algumas paralisaram totalmente as atividades, como as escolas Carmela Dutra, Branca de Neve, São Sebastião, Nações Unidas, Rio Branco, John Kennedy, Murilo Braga, Vicente Salazar e 4 de Janeiro; enquanto outras funcionam precariamente apenas com alguns professores emergenciais. 

A direção do Sintero ainda está fazendo um levantamento para ter um panorama da greve em todo o Estado. 

Os profissionais da educação do Estado cobram o atendimento das reivindicações contidas em uma pauta entregue ao governo ainda em dezembro de 2010. 

Entre outros itens, a categoria reivindica reposição de perdas salariais, aumento do valor do auxílio saúde, retorno do auxílio saúde aos servidores aposentados, a implantação de um plano estadual de educação, o cumprimento da Lei do Plano de Carreira, e ticket alimentação. 

Os trabalhadores em educação do Estado de Rondônia estão com perdas salariais acumuladas em mais de 40%. Só na gestão do governador Ivo Cassol, iniciada em janeiro de 2003, as perdas acumuladas chegam a 25%. 

O governo ofereceu 4,5% de aumento salarial, proposta que foi rejeitada pela unanimidade da categoria em assembleia.

Manifestação

Neste primeiro dia de greve os trabalhadores em educação da Capital se reuniram na sede do Sintero, de onde saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade. 

Após percorrer o centro comercial de Porto Velho, a manifestação se concentrou em frente o prédio da Seduc. 

Com faixas, cartazes, apitos e um caminhão de som, os grevistas buscaram chamar à atenção da sociedade e da secretária Marli Caúla para o caos em que se encontra a educação no Estado de Rondônia. 

Segundo a diretoria do Sintero, as manifestações serão intensificadas nos próximos dias, com a chegada de caravanas do interior.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor

A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

Líder comunitária Lúcia Vinhoto entrega abaixo-assinado ao vereador Everaldo Fogaça com pedido de melhorias na Avenida Amazonas

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)