Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TJ lança projeto 'Paternidade Responsável'


O Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu a imprensa e colaboradores no lançamento oficial do projeto “Paternidade Responsável”, ocorrido na tarde de ontem, 24 de setembro.

A corregedora-geral da justiça, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, presidiu a cerimônia de lançamento. A magistrada disse aos convidados que tomou conhecimento do projeto durante o último Encontro Nacional de Corregedores, ocorrido recentemente em São Paulo, e trouxe a idéia para Rondônia. A desembargadora falou também da importância do projeto para a sociedade.

A juíza Tânia Mara Guirro fez uma breve explanação acerca do “Paternidade Responsável”, destacando seus objetivos, público alvo e forma de execução. “O projeto visa promover reconhecimentos espontâneos de paternidade e o bem estar das crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino e ainda não foram reconhecidos oficialmente pelos pais biológicos por meio do registro civil”, afirmou.

O software desenvolvido pela Coordenadoria de Informática do Tribunal, especialmente para a aplicação no projeto também foi apresentado pela juíza aproveitou a oportunidade para agradecer todos os parceiros, entre eles a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, a Imprensa e a equipe de colaboradores internos.

Em seguida o juiz Adolfo Naujorks, titular da 4ª vara de família da capital, falou da grande expectativa gerada em torno da execução do projeto. Ele destacou a paternidade como fator determinante para o desenvolvimento psicológico da criança.

O procurador de justiça Gilberto Barbosa Batista dos Santos representou o Ministério Público e falou a respeito do alcance social do projeto. “A Justiça de Rondônia é ativa, os juízes estão deixando seus gabinetes e indo ao encontro do cidadão”, elogiou.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento do “Paternidade Responsável”, representantes da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Defensoria Pública, magistrados, servidores e a imprensa.

Na manhã de ontem (24) o projeto foi apresentado aos desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia. A triagem dos casos acontece nos dias 04, 05, 08 e 09 de outubro na Escola Estadual Castelo Branco e as audiências, no dia 10 de novembro, na Escola Carmela Dutra.

Fonte: TJ-RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)