Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TJ integra novas comarcas ao Sistema Digital de 2º Grau



Depois de Porto Velho e Ji-Paraná, comarcas de 3ª entrância, é a vez de Ariquemes, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena e Cerejeiras, todas comarcas de 2ª entrância, a adotarem o Sistema Digital de Segundo Grau, inovador projeto de virtualização dos processos desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Rondônia para agilizar os julgamentos na segunda instância -câmaras cíveis e especiais - do Judiciário estadual.

Uma instrução conjunta entre a presidência e a corregedoria-geral regulamenta mais esta etapa do SDSG, implantado em dezembro de 2010 no TJRO. Desde então o sistema tem recebido no formato digital todas as apelações sem participação do Ministério Público, o que significa mais agilidade na prestação jurisdicional e melhor acesso ao processo, já que pode ser acessado pela internet de qualquer parte do mundo.

Disponível no sítio eletrônico do Poder Judiciário (www.tjro.jus.br), e por enquanto utilizado, exclusivamente, para os feitos da classe apelação cível e que não exijam a participação do Ministério Público de 2º grau, o sistema desenvolvido pela Divisão de Sistemas Judiciais da Coordenadoria de Informática do TJRO, está alinhado com a tendência de informatização, digitalização e virtualização dos serviços da Justiça, gerando economia e democratização na prestação jurisdicional.

De acordo com o vice-presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, que coordena a implantação do SDSG, a expansão da utilização desse procedimento para as demais comarcas do Estado foi programada para ocorrer de forma gradativa para que a a comunidade jurídica se adapte à novidade. Por isso o TJRO estabeleceu prazos para tornar digital cada tipo de recurso ou ação originária processual, garantindo uma transição continuada, mas sem atropelos. As novas comarcas entram no sistema no dia 2 de maio.


Informação Técnica

A preocupação do TJRO com relação à adaptação da comunidade jurídica à novidade se traduz em ações como reuniões feitas com os diversos órgãos ligados ao judiciário (MP, defensoria pública e OAB) no sentido de orientar sobre a transição para o novo sistema; ofício à OAB-RO com orientações sobre os prazos e a necessidade de adequação dos advogados e ainda atendimento a solicitação do órgão para aplicar treinamento aos técnicos de informática da instituição.

As informações que trafegam pelo sistema têm garantia de segurança feita por meio de assinaturas digitais. Por isso, a integração dos profissionais da área jurídica, principalmente os advogados, é essencial para que os sistemas sirvam à missão de oferecer efetivo acesso à Justiça, pois amplia as formas de demandar o Judiciário.

Uma das principais providências é a aquisição dos "tokens", que são equipamentos semelhantes a um "pen drive" utilizados para validar as assinaturas digitais e garantem a segurança das informações passadas pelo sistema. Esse sistema de chaves (certificados digitais) é gerenciado pelo Governo Federal, que credencia empresas e instituições para fazer o atendimento a quem deseja adquirir essa espécie de documento digital, único e intransferível, como um CPF ou RG.

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas

Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)