Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TJ de Rondônia digitaliza 29 mil processos de Execução Fiscal



Páginas e mais páginas de informações, documentos e anexos. A complexa estrutura de um processo judicial ocupa espaço, pesa e é de difícil manuseio. Mas tudo isso pode ser trocado por tecnologia. Um scanner, uma boa idéia e um objetivo: acabar com o uso do papel no Judiciário. Para isso, o Tribunal de Justiça de Rondônia deu início, nessa semana, à digitalização de 29.884 processos judiciais, da 2ª Vara de Execuções Fiscais da Comarca de Porto Velho. Os processos digitalizados seguirão os mesmos trâmites legais, porém, em arquivos on line, que darão mais rapidez à Justiça.

Mas até chegar aí, nesse ponto em que pessoas podem sentir a melhoria no atendimento das questões levadas ao Judiciário, é preciso seguir um criterioso caminho. Segundo a analista de sistemas Ângela Carmem Szymczak, da Coordenadoria de Informática do TJ de Rondônia, o primeiro passo é desmontar todas as folhas do processo passá-las pelo scanner, que é o aparelho que transforma o papel em imagem. "Frente e verso, inclusive capa, contra capa e folhas com carimbo em branco", explica Ângela, que é chefe da divisão de Desenvolvimento de Sistemas Judiciários.

Numa segunda fase, os processos digitais serão conferidos com os processos físicos em que serão discriminados os andamentos processuais como: certidão, Procuração, Sentença, Despacho, entre outros. Na terceira etapa, o processo será inserido no Sistema Projudi e movimentando para que fique na mesma fase (trâmite) em que se encontrava.

O vice-presidente do TJ de Rondônia e presidente do Comitê de Informática, desembargador Waltenberg Junior, que acompanhou o início dos trabalhos (foto), vê na digitalização de processo do Judiciário mais uma oportunidade para modernização de procedimentos internos e a consequente celeridade na prestação jurisdicional.

Segundo o juiz auxiliar da presidência, José Robles, os processos "físicos" serão arquivados por um período e depois destruídos mecanicamente para fins de reciclagem. O magistrado informou ainda que, tão logo seja finalizado o trabalho na 2ª Vara, os processos na 1ª Vara de Execuções Fiscais também serão digitalizados.

O TJ de Rondônia, em outra frente, também trabalha para o fim da utilização do papel, padronizando-se em nível nacional com demais tribunais de justiça. Em breve, o TJ RO enviará pela internet processos digitalizados para julgamento em Brasília, no Superior Tribunal de Justiça. Com a digitalização do processos que sobem para instância superior, o tempo entre a saída do processo da presidência do TJ de Rondônia até o Distrito Federal será reduzido de cinco dias para cinco minutos.

Fonte: Ascom/TJ RO

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)