Sexta-feira, 12 de março de 2010 - 18h27
Representando a Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia no VII Fórum de Governadores da Amazônia Legal, esteve o líder do governo deputado Tiziu (PP-Ariquemes). O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira(12) no hall do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. O objetivo foi de discutir diretrizes e assinar a “Carta Porto Velho.”
Para Tiziu, o Fórum nada mais do que uma oportunidade de se debater questões de interesse dos estados que fazem parte da Amazônia, sendo assim, de extrema importância a participação dos governantes em eventos dessa natureza. “O estado de Rondônia já desponta como um dos que apresentam crescimento e desenvolvimento mais acelerados e significativos do país, não é por acaso que hoje é chamada de “A Nova Fronteira do Progresso”, por esta razão é de suma importância que esses estados se unam para a redução das disparidades regionais e sociais, ressaltou Tiziu.
Ainda durante o evento foi assinado um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Governo do Estado no valor de 17 milhões, o qual será destinado para a identificação e cadastramento dos ocupantes de terras públicas da união.
“Nada mais justo do que unirmos forças para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A idéia aqui é de juntos buscarmos mecanismos para reduzir as desigualdades sociais , promovendo um desenvolvimento justo para todos, afirmou Cassol.
A Carta contendo metas de melhorias para a Amazônia Legal foi lida e assinada ao final do Fórum e será apresentada no Congresso Nacional. Dez prioridades foram definidas: O projeto Terra Legal, em especial seu modelo de implementação descentralizada; o macrozoneamento da Amazônia Legal; o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia; o Programa Minha Casa Minha Vida; o Desenvolvimento Econômico Regional; a Interlocução dos assuntos da Amazônia no Governo Federal; Assuntos Pendentes dos Fóruns Anteriores; Compromisso de liberação de recursos arrecadados pela Suframa; a PEC 315 – 2008 e Investimentos Estratégicos em infra-estrutura do Plano de Aceleração do Crescimento(PAC).
Participaram do fórum, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, o vice-governador João Cahulla, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi e o vice-governador João Alverto de Souza, governador de Tocantins Calos Henrique Amorim, o vice-governador do Acre Carlos Cesar Correira, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, o vice-governador do Pará, Odair Correa, vice-governador do Amapá Pedro Paulo Dias, Valdir Maranhão, secretário de Ciência e Tecnologia, representando a governadora Roseana Sarney, o secretário do Ministro do Meio Ambiente, Egon Krakhecke, ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, subchefe de Assuntos Federativos da SRI, Olavo Noleto, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e demais autoridades.
Fonte: Neth Fiorentino.
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)