Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tiziu faz críticas a diversos órgãos e fala em privatização


O deputado Tiziu Jidalias (PMDB), em discurso na Assembléia Legislativa falou que a Caerd precisa passar por um processo de revitalização. “Não podemos mais continuar com a Caerd da forma arcaica como está. Se não estão dando conta de administrá-la, que ela seja privatizada. Água tratada e saneamento básico são assegurados pela Constituição Federal. Em Rondônia não chegamos a ter 5% de saneamento básico”, criticou.

Voltou a alertar que o município de Buritis está à beira de uma epidemia, sendo que já foi comprovado que 100% de suas águas estão contaminadas. “Isso não é uma crítica ao governador, porque acredito que essa Caerd que aqui está é uma má herança que o governo Cassol recebeu”, destacou. Disse que uma solução para a ineficácia possa ser realmente a privatização e que seja colocada nas mãos de empresários competentes para fazer uma mudança radical. “Não quero citar nomes, nem criticar A ou B, estou criticando um sistema que não está funcionando”, ressaltou.

Outro órgão arcaico que não está funcionando no estado, segundo o parlamentar, é o Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra). “É o mesmo Incra que precisa ser arrancado da mão do governo federal para passá-lo para o estado. Só nós sabemos da real situação que vive nosso povo na zona rural. Sabemos da dificuldade em fazer financiamentos para investimentos em suas terras por falta de título definitivo”, criticou.

O deputado também voltou a falar sobre a geração de emprego e renda, em relação à industrialização, só que desta vez criticando o Departamento de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit/RO). “Que vergonha esse órgão chamado Dnit. A BR-364 está numa situação de calamidade pública. Não quero aqui incentivar uma greve que já está sendo cogitada por carreteiros nos postos de gasolina, pois já estão dispostos a fechar a única estrada que nos liga aos demais estados brasileiros por causa de tantos buracos. Mas como podemos falar em industrialização no estado se não temos uma estrada adequada? Já encaminhei vários ofícios e não recebi nenhuma resposta. A única resposta vaga que recebi é já estão pensando em fazer uma reforma, aí questiono:

Quem irá responder criminalmente pelas mortes que são cometidas todos os dias na BR-364, por causa das más condições da estrada?”, questionou.

Outra crítica feita pelo parlamentar, mas ao governo federal foi em relação ao Programa Luz para Todos. “Prefiro continuar dizendo que o programa se chama “Luz para alguns”, porque não tem sido luz para todos, porque numa linha rural onde tem 50 quilômetros, a luz é colocada em apenas 15 quilômetros. É um programa bonito, mas que realmente precisa ser colocado em prática”, finalizou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)