Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tiziu fala no Câmera 11 sobre a isenção de ICMS para os mototáxis e motoboys,



Conquistas: Durante entrevista, Tiziu fala sobre a isenção de ICMS para os mototáxis e motoboys, CPI das Usinas e a implantação da UNESTADO

Durante entrevista concedida ao jornalista Léo Ladeia, no programa de televisão Câmera 11, exibido pela TV Candelária, afiliada da Rede Record de Televisão, o deputado estadual Tiziu (PP-Ariquemes) anunciou duas novas conquistas em o seu mandado.

O primeiro assunto abordado foi sobre a aprovação pelo Legislativo, do Projeto de Lei, que concede a isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) para a aquisição de motocicletas novas a serem utilizadas nas prestações de serviços de transporte de passageiros e na coleta e entrega de pequenas cargas. De acordo com Tiziu, o objetivo é tão somente contribuir para uma melhoria na prestação dos serviços e consequentemente, investir na segurança de condutores e passageiros. “A nossa intenção é de reverter os valores economizados na aquisição de equipamentos de segurança. Para se ter uma idéia, com essa isenção, o comprador vai ter uma economia de cerca de 12%, o que corresponde em média a 1.200,00 reais”, destacou.

Outro ponto abordado foi sobre a CPI das Usinas, criada a cerca de 1 ano para apurar indícios de irregularidades nas compensações sócio-ambientais das obras de Santo Antônio e Jirau no rio Madeira, em Porto Velho.

Segundo Tiziu, o relatório final será apresentado na manhã da próxima segunda-feira (07) durante sessão plenária marcada para ter início às 09hrs. O parlamentar, que preside a comissão, afirmou que dentre os pontos mais críticos apurados durante as investigações, o mais grave está relacionado aos 120 milhões de reais, que segundo ele, ainda não tem uma destinação específica. “Com certeza o ponto mais grave está relacionado aos 120 milhões de reais, que até então, não foi dado um destino claro. O que me assusta é ver que esse valor pode ser investido na saúde pública que hoje encontra-se doente”, ressaltou.

Finalizando sua participação, Tiziu, falou ainda sobre a implantação da Fundação Universidade Estadual de Rondônia. De acordo com o parlamentar, o governador João Cahulla, já deu parecer favorável a implantação da UNESTADO e que foi autorizada a realização de um estudo técnico por profissionais do Estado, com o objetivo de viabilizar a implantação da universidade. “Gostaria de deixar claro que para a maioria dos políticos há uma dificuldade em se cumprir suas promessas de campanha. No meu caso, estou feliz, porque essa era a única que eu ainda não havia realizado. E hoje posso afirmar que o meu sonho de proporcionar às classes mais humildes um ensino superior gratuito está sendo realizado, pois estou autorizado pelo Executivo a colocar no orçamento do Estado os recursos para implantação da Fundação Universidade Estadual de Rondônia para o próximo ano”, finalizou.

Fonte: Neth Fiorentino


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

Deputada Cristiane Lopes vota favorável à MP que garante alívio na conta de luz de famílias rondonienses

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) a Medida Provisória 1300/2025, apresentada pelo Ministério de Minas e Energia para modernizar

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Deputado Alex Redano manifesta apoio aos garimpeiros e convoca audiência pública em defesa da atividade em Rondônia

Na tarde desta terça-feira (16) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o presidente da Casa, deputado Al

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

Assembleia Legislativa recebe comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia

A Casa de Leis recebeu, na terça-feira (17), uma comitiva com mais de 20 prefeitos de Rondônia para debater um projeto de transação tributária que,

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa garante novo Lar do Idoso em Porto Velho

Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1039/2025, apresentado pelo Executivo estadual, que permitiu a abertura de crédito adicional suple

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)