Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

THEOBROMA: Presidente do Sintero discute crise em plenária pública



Presidente do Sintero visita escolas em Ji-Paraná, participa de
audiência em Theobroma e discute a crise em plenária pública

A presidente do sintero, Claudir Mata, cumpriu agenda na região central do Estado onde, no dia 30 de abril, visitou as escolas 31 de Março, Marcos Bispo, Aluísio Ferreira, Júlio Guerra, Gonçalves Dias, Antonio Bianco e Jardim dos Migrantes, em Ji-Paraná.

Durante as visitas, Claudir transmitiu aos trabalhadores em educação os informes sobre a progressão funcional, o enquadramento de professores e de técnicos administrativos educacionais, e a luta do Sintero contra a retirada de direitos da categoria pelo governo e pelos deputados estaduais.

A presidente do Sintero constatou que na escola Julio Guerra, uma das maiores de Ji-Paraná, a biblioteca está fechada com dois cadeados. Trata-se de mais um exemplo de ações irresponsáveis da Seduc, que mandou fechar bibliotecas e laboratórios de informática nas poucas escolas em que esses recursos funcionavam. A medida foi tomada a pretexto de colocar os educadores em sala de aula.

No dia anterior às visitas em Ji-Paraná (dia 29/04), a presidente do sintero participou de uma audiência com a prefeitura de Theobroma, juntamente com a diretoria da Regional Centro 1. O encontro teve como finalidade resolver os graves problemas impostos pelo Município aos trabalhadores em educação municipais, que iniciaram o ano letivo com três meses de salário atrasado e sem a gratificação de 50% do salário.

Depois de muito diálogo com o prefeito, com os procuradores do Município e com vários vereadores, foi fechado um acordo para pagamento do salário e mais 20% da gratificação nos meses de maio e junho. Esse foi o prazo estabelecido para a administração fazer um amplo levantamento da situação e apresentar um plano de otimização dos recursos.

Também ficou acertado que em junho será reformulado o Plano de Carreira feito o enquadramento dos profissionais da educação e implantada a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional.

No dia 1º de maio Claudir participou de uma Plenária Pública em Ji-Paraná, oportunidade em que foram discutidos os efeitos da crise mundial em Rondônia. O evento foi realizado em conjunto pela Diocese de Ji-Paraná, Projeto Padre  Ezequiel, Unir e sindicatos dos trabalhadores rurais No final dos debates foram formados grupos de trabalho para encaminhar algumas ações e levar mais informações aos trabalhadores.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)