Terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 - 12h15
Até o final de fevereiro a prefeitura de Porto Velho deverá fazer os primeiros testes com a rede de fibra ótica que está sendo instalada na capital. A previsão otimista é do engenheiro civil, Aldino Souza, da secretaria municipal de Administração (Semad), responsável pela instalação do sistema.
Ele adiantou que o serviço de cabeamento que estava sendo feito já foi todo concluído. O trabalho agora é fazer a interligação das secretarias à rede, e às instituições municipais que não forem atendidas nesse primeiro momento pelo novo sistema, serão interligadas via wireless (via rádio). “A prioridade nessa primeira etapa, são as secretárias que têm prédio próprio, então toda essas instituições já passarão a integrar a rede. As repartições que funcionam em prédios alugados ficam de fora para evitar custo e desperdício, porque no caso de uma mudança de prédio, tem que se desmontar tudo para ser instalado em outro local. E isso demanda mais custo”, explicou Aldino Souza.
Serão 33 quilômetros de rede de fibra ótica que será instalado na cidade. O cabo utilizado é o de 24 fibras, que de acordo com Aldino Souza, supre a necessidade atual da prefeitura e ainda mantém uma reserva para atender as demandas futuras. Nessa primeira etapa, serão conectadas à rede, a Semad, a Semfaz, a CGM, a Sempla, o Ipam, a Maternidade Mãe Esperança, Semtram, Emdur, Semob, Semdestur, Gabinete do Prefeito, Escola Joaquim Vicente Rondon, Junta Militar e a Biblioteca Francisco Meireles.
Paralelo à rede, também serão instaladas as quatro torres de transmissão. A primeira já está sendo montada e ficará numa área próxima a maternidade municipal. As restantes serão instaladas na Semtran, Semob e na Escola Joaquim Vicente Rondon. A rede terá dois pólos de irradiação. O primeiro, na freqüência de 5.8 MHz, será de uso exclusivo dos órgãos municipais. O segundo de 2.4 GHz, será disponibilizado à população para o acesso à internet gratuita, para os contribuintes que pagarem em dia o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
Fonte: Joel Elias
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.
Parlamento estadual aprova mudanças na lei de alfabetização em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1073/2025, que altera pontos da Lei 5.735/2024, responsável por orientar as ações de alfabetizaçã
Assembleia aprova R$ 2,9 milhões para ampliar Programa Crescendo Bem
Nesta semana, os parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei 1076/2025, que autoriza a a
Na tarde desta quarta-feira, 24 de setembro, a Câmara Municipal de Porto Velho prestou uma homenagem ao diretor-presidente do Grupo Educacional Apar