Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

‘Tenho incomodado alguns políticos com a manifestação de meus ideais morais', diz Presidente TRE-RO


 

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, participou na noite de terça-feira (9), de uma mesa redonda no primeiro dia das atividades da II Jornada de Ética e Direito Eleitoral. O tema da noite foi a "Ética nas Eleições"

O debate também contou com a participação do Presidente OAB/RO, Hélio Vieira da Costa, o representante da Comissão de Justiça e Paz (CJP) da Arquidiocese de Porto Velho, Padre Paulo Tadeu Barausse; e o representante do Departamento de Ciências Jurídicas da UNIR, professor mestre Marcus Vinicius Xavier.

Após um discurso permeado por uma análise cronológica e sociológica sobre a ética na política, proferido pelo professor Marcus Vinicius, o Presidente do TRE passou a fazer suas considerações sobre o tema em destaque.

"Tenho incomodado alguns políticos com a manifestação de meus ideais morais. Mas isso não me intimida. Não mudarei meus posicionamentos", desabafou o Desembargador Cássio nos primeiros minutos do seu discurso.

O Desembargador saiu em defesa da existência de uma luta contínua pelo bem-estar social da população, ou seja, não somente durante o pleito eleitoral. Falou que, infelizmente, muitos políticos têm esquecido do povo no dia seguinte à eleição.

Já o Presidente da OAB/RO marcou sua participação falando da campanha da OAB em favor da inexistência de remuneração para os políticos. Disse ainda que "o cidadão que vende seu voto não vale o valor que está recebendo".

O representante da Comissão de Justiça e Paz sustentou um discurso voltado para a propagação da conscientização política no meio das classes com menor poder aquisitivo.

O Centro de Vivência Paulo Freire (campus José Ribeiro Filho) da UNIR em Porto Velho estava lotado. Acadêmicos de vários cursos da UNIR e de outras faculdades de Porto Velho, dentre os quais de Direito, Filosofia e Psicologia, prestigiaram o evento.

Os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos componentes da mesa redonda. Houve bastante interação entre os palestrantes e a platéia. Ao final, os debatedores receberam um certificado de participação. As atividades tiveram início às 19 horas e término às 22 horas.

Na noite de hoje (10), a jornada continua com a palestra sobre "Propaganda Irregular e Crime Eleitoral", que terá como expositores os Juízes Raduan Miguel Filho (6ª Zona Eleitoral) e Alexandre Miguel (21ª Zona Eleitoral), e como debatedores os professores do Departamento de Ciências Jurídicas da Unir Paulo César de Lara e Delson Fernando Barcellos Xavier - ambos mestres em Direito.

Fonte: TRE-RO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)