Os governadores da Amazônia Legal, o Ministro de Estado Chefe da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha e o Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, estão reunidos no Hall do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, desde as 10:00 horas, onde está sendo realizado o VII Fórum de Governadores da Amazônia Legal.
A agenda dos governadores começou logo cedo, com uma visita ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, onde foram recebidos pelo diretor da Odebrecht, José Bonifácio, que fez uma explanação sobre a estrutura da obra, em seguida os governadores foram a campo conferir o grande empreendimento do Estado de Rondônia.
A comitiva seguiu para o TCE, onde o governador Ivo Cassol abriu oficialmente o Fórum, que visa na integração dos governadores para consolidar um projeto brasileiro para a Amazônia, a partir das particularidades de cada um dos estados que formam a região.
Para isso, a cada fórum realizado são discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem, por exemplo, a remuneração por serviços ambientais, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.
Ao final do fórum será lida e assinada pelos governadores a “Carta Porto Velho”, contendo as reivindicações apresentadas e os acordos firmados durante o encontro.
O evento está sendo transmitido em tempo real através do site do Governo do Estado de Rondônia: www.rondonia.ro.gov.br
Assinatura de convênios
Logo do início do Fórum, Rondônia já ganhou benefícios com a assinatura de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Governo do Estado no valor de 17 milhões. O valor será investido na identificação e cadastramento dos ocupantes, terras públicas da união que estão ocupadas.
Fonte: Decom

Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)