Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE supende licitação da SEDUC por irregularidades graves


O Tribunal de Contas (TCE) determinou, de forma monocrática, a suspensão do pregão presencial realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a contratação de empresa ou instituição especializada visando à realização de cursos de gestão escolar para diretores de escolas do Estado.

A licitação, orçada em mais de R$ 2,3 milhões, foi suspensa a partir da anotação, pelo corpo técnico do Tribunal, de irregularidades consideradas graves em seu edital. Todos os apontamentos foram acolhidos pela decisão, que está catalogada no TCE sob o número 057/2012/GCJGM e que foi publicada no Diário Eletrônico do Tribunal, edição desta terça-feira (31).

Uma das irregularidades anotadas pelo TCE foi quanto à não justificativa, pela licitante, da contratação, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza, por meio do Programa Nacional de Escola de Gestores, curso de especialização em gestão escolar desde 2005.

Essa capacitação, segundo o TCE, foi disponibilizada pelo MEC, através de parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a qual realizou chamamento para adesão ao programa em 2011, com turmas a se iniciarem no segundo semestre de 2012. “A adesão a esse programa seria bem menos onerosa à Seduc do que a contratação ora pretendida”, destaca a decisão.

Outra irregularidade apontada no procedimento licitatório diz respeito à ausência de informações sobre o número de possíveis participantes do curso, o que pode levar à quantificação inadequada dos alunos. Também não ficou provado que existem no Estado instituições de ensino superior, credenciadas junto ao MEC, para oferecer a especialização nas 10 cidades-polo predeterminadas para sediar os cursos.

A decisão ainda destaca que o edital descumpre dispositivos das leis referentes às licitações por não definir objetivamente os critérios que serão utilizados para apreciação da capacidade técnica dos ministrantes do curso; não apresentar orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os custos; não trazer ampla pesquisa de preços, que possa ser considerada representativa dos valores oferecidos no mercado.

Diante de tal cenário, e para evitar possível prejuízo ao erário, foi proferida a decisão que suspende o certame licitatório, cuja sessão de abertura e julgamento estava marcada para esta quinta-feira (2).

Fonte: TCE-RO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)