Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE sedia Fórum da Rede de Combate à Corrupção nesta quarta-feira



Será realizado nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), o 1º Fórum Rede de Controle da Gestão Pública de Rondônia, cujo objetivo é discutir e implementar ações de fiscalização, combate à corrupção e controle social efetivo da administração das verbas públicas.

O funcionamento da Rede no Estado será oficializado com a assinatura do acordo de cooperação técnica por representantes de oito instituições diretamente ligadas às políticas de movimento de verbas públicas nas três esferas de poder: federal, estadual e municipal.

Na ocasião, estarão assinando o acordo os presidentes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, conselheiro José Gomes de Melo, e do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, os procuradores-chefes da Advocacia Geral da União no Estado de Rondônia, Osvaldo Vieira da Costa, e da Procuradoria da República em Rondônia, Reginaldo Pereira da Trindade, o procurador-geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, a chefe da Controladoria Regional da União em Rondônia, Isa Mary Lima Cabral, e o superintendente regional substituto da Polícia Federal, Araken Alencar Tavares de Lima.

Pelo Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável pela implementação e pela coordenação da Rede de Controle, assinam o termo de cooperação o diretor-geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Luciano Carlos Batista, e o secretário de Controle Externo em Rondônia, Arildo Oliveira.

O Fórum será aberto às 9 horas, com a assinatura do termo de cooperação técnica entre os representantes das instituições signatárias da Rede de Controle. A partir das 10h30 acontece a primeira oficina de trabalhos, com a participação de um representante de cada órgão.

Para o presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, trata-se de um momento histórico em Rondônia. “A corrupção é um câncer que precisa ser extirpado do ceio da sociedade brasileira. Por isso, uma atuação coordenada, integrada e planejada dos órgãos de combate à corrupção pode alcançar resultados mais efetivos em benefício de todos.”

AÇÃO CONJUNTA

A Rede de Controle da Gestão Pública é uma iniciativa nacional que visa facilitar o acompanhamento e a melhor aplicação dos recursos públicos nas três esferas de poder: federal, estadual e municipal. Trata-se de uma ação conjunta de aproximação para que o trabalho de controle dos gastos públicos tenha maior eficácia no Brasil.

Ao aderirem à Rede, os órgãos assumem o compromisso de cooperar nas ações de fiscalização dos recursos públicos e compartilhar informações e documentos, inclusive por meio eletrônico institucional, para alimentar bancos de dados e desencadear atividades de investigação, próprias ou conjuntas.

A Rede foi lançada em 25 de março de 2009, em Brasília. O protocolo de intenções da Rede foi assinado pelos presidentes do Conselho Nacional de Justiça, Gilmar Mendes; Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar; Senado Federal, José Sarney; Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Brito; procurador-geral da República, Roberto Gurgel; e pelos ministros de Estado da Justiça, Fazenda, Previdência Social e Planejamento, além da Advocacia Geral da União, Banco Central e diversas associações. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)