Sexta-feira, 19 de dezembro de 2008 - 13h27
"O saldo do Tribunal de Contas do Estado em 2008 foi positivo, mas o grande desafio nosso, agora, é fazer que 2009 seja melhor ainda", disse nesta sexta-feira em sua mensagem de final de ano, para os membros e servidores do TCE, o presidente da instituição, conselheiro José Gomes de Melo.
"Além das atividades-fim que a legislação determina de nossa competência, o ano teve grandes momentos, o último deles agora a assinatura do acordo de cooperação com o Tribunal de Contas do Acre, para elaboração conjunta de índices e indicadores de avaliação", disse ele.
"O grande destaque foi a realização do Painel Amazônico, comemorativo dos 25 anos de funcionamento do nosso Tribunal, com participação de autoridades brasileiras, da Europa e do Mercosul, quando debatemos a realidade amazônica a partir da visão dos Tribunais de Contas da região".
O presidente José Gomes de Melo enumerou outros fatos que positivaram o TCE rondoniense este ano: Em janeiro foi a criação das Secretarias Regionais, através da Lei Complementar 421/08. Em fevereiro, a Reunião Prévia do Painel Amazônico. Em abril, o Encontro do TCE-RO com os Municípios sobre Gestão em fim de Mandato, com grande apoio do prefeito José Bianco e da Associação Rondoniense dos Municípios, da qual ele era presidente. Em maio, a inauguração do anexo "Conselheiro Jonathas Hugo Parra Motta" e o Painel Amazônico. Em julho, a LC 467, reestruturou a Secretaria de Controle Externo. Em novembro, o Encontro do TCE-RO com os Municípios sobre Transição de Governo, com mais de 400 participantes, dos quais quatro deputados federais, uma senadora, prefeitos, vereadores, técnicos municipais e autoridades de todos os Poderes".
"Paralelo com isso continuou implementamos programas de melhor qualificação técnica dos servidores, via parcerias, como, por exemplo, os quatro cursos aplicados pela Escola Nacional de Administração Pública, e já temos mais oito cursos agendados para 2009".
"O Tribunal também investiu em seu capital humano, e não só na questão da qualificação, mas, também, na qualidade de vida, porque uma não funciona bem sem a outra. Para isso, foram realizadas várias atividades, inclusive com participação de especialistas de várias áreas", O ingresso de dezenas de servidores, aprovados no concurso de 2007, também foi lembrado. O presidente citou que o TCE analisou este ano 8.120 processos diversos, "um esforço de todos os conselheiros, auditores, procuradores e servidores".
Fonte: Lúcio Albuquerque
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)