Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE rondoniense: 25 anos de serviços prestados ao Estado



Lúcio Albuquerque 

Criado a 31 de janeiro de 1983, pelo decreto-lei 47, assinado pelo governador Jorge Teixeira, o Tribunal de Contas do Estado começou a funcionar no dia da sua instalação, a 27 de maio daquele ano, há exatos 25 anos, em sessão solene realizada no auditório do Senac.

Nos últimos cinco anos o TCE-RO vem direcionando a busca de uma aproximação maior com seus jurisdicionados e o público em geral, disponibilizando, em seu site www.tce.ro.gov.br, informações detalhadas sobre o dia-a-dia da instituição.

Os sete primeiros conselheiros foram: José Renato da Frota Uchoa, José Gomes de Melo, José Baptista de Lima, Zizomar Procópio de Oliveira, Miguel Roumiê, Hélio Máximo Pereira e Bader Massud Jorge. Naquele dia também tomou posse o procurador do MP de Contas Kazunari Nakashima.

Daquele primeiro grupo, só dois continuam em atividade no TCE, o conselheiro José Gomes de Melo, seu atual presidente, e o Procurador geral do MP de Contas, Kazunari Nakashima. Os outros já se aposentaram, sendo que dois já faleceram, José Renato da Frota Uchoa e Zizomar Procópio de Oliveira.

Além dos sete conselheiros iniciais, outros sete cidadãos ocupam ou já ocuparam a função de conselheiro: Rochilmer Mello da Rocha, José Euler Potyguara Pereira de Mello; Valdivino Crispim de Souza estão na ativa. Desse grupo, o conselheiro Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado está aposentado. Em setembro do ano passado faleceu o conselheiro Jonathas Hugo Parra Motta, e os conselheiros Edílson de Souza Silva e Natanael Silva se encontram afastados.

A primeira mesa diretora foi formada pelos conselheiros José Renato da Frota Uchôa (presidente) e Zizomar Procópio de Oliveira (vice-presidente), sendo que o tribunal, que na terça-feira passada inaugurou o anexo "Conselheiro Jonathas Hugo Parra Motta", está realizando, como evento principal desse ¼ de vida, o evento Pacto Amazônico, com representantes de TCs da Europa, da Argentina e de todo o país.
  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)