Terça-feira, 28 de julho de 2009 - 17h25
Os convênios de cooperação e parcerias entre a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e os municípios, para prestação de serviços de saneamento básico, podem ser feitos sem a realização de procedimento licitatório. Esta foi a decisão sobre consulta formulada pela própria Caerd ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que teve como relator o conselheiro substituto Lucival Fernandes.
O conselheiro se baseou na Lei 11.445/07, que estabelece as diretrizes para a política federal de saneamento básico, no Decreto 6117/07, que versa sobre o aperfeiçoamento do contrato de consórcio público e a aquisição da personalidade jurídica pela associação pública e na Lei 8.666/93, que trata sobre licitações, para responder positivamente ao questionamento da Companhia, no que foi acompanhado pelos demais conselheiros.
Tal entendimento, segundo o relator, permitirá que a Caerd firme pactos, chamados de convênios de cooperação com os municípios do Estado para que através de gestão associada, prestem serviços de saneamento básico. Dessa maneira, cada ente colabora para a obtenção de um fim comum, mediante reunião de esforços e recursos.
De acordo com a decisão unânime do Pleno do TCE, os convênios de cooperação porventura firmados serão regulados por contratos de programa e não precisarão de licitação, por se tratar de serviços de interesse público.
Fonte: Ascom
Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de
A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme
Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei