Segunda-feira, 29 de novembro de 2010 - 14h04
O Tribunal de Contas (TCE-RO) participa, na próxima sexta-feira (3), do lançamento da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama “Mulher Unimediana Saudável”, que é desenvolvida pela Unimed Rondônia. A partir das 10 horas, servidoras, esposas de servidores, estagiárias e colaboradoras do TCE que forem ao auditório da Corte terão acesso a informações sobre a doença.
Na campanha realizada no TCE, a empresa contará com o apoio do Gabinete Médico, Odontológico e Assistencial da Corte de Contas. A psicóloga Frieda Sousa disse que a programação começa às 10 horas, com a recepção às participantes. Logo a seguir será realizada a solenidade de abertura.
Às 10h30 está programada uma palestra sobre o câncer de mama, com a médica obstetra Ida Peréa. Encerrada a apresentação, haverá uma dinâmica, com a presença da coordenadora do Programa de Promoção à Saúde, a médica Maria das Graças Guedes de França.
Na ocasião, Maria das Graças estará falando sobre a campanha, cujo objetivo é alertar a sociedade e difundir informações sobre o diagnóstico precoce, o que aumenta bastante a chance de cura do câncer de mama, mal que acomete quase 50 mil mulheres por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Já uma pesquisa encomendada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) aponta que a maioria das brasileiras reconhece a importância do diagnóstico precoce, mas desconhece que a mamografia é a melhor forma de identificar a doença na fase inicial e faz apenas o auto-exame.
O levantamento da Femama sinaliza ainda outro dado preocupante: 91% das mulheres não sabem que existem diferentes tipos de câncer de mama - quase a totalidade desconhece, por exemplo, que o HER2 positivo é a forma mais agressiva da doença.
Além de se informarem sobre o câncer de mama, as participantes poderão ainda se consultar com uma mastologista, que é a médica especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da mama. Um coffe-break encerra a programação no TCE, mas a campanha terá continuidade em outros órgãos, como Ministério Público e os Tribunais de Justiça e Regional do Trabalho, além de empresas e associações.
Fonte: Ascom
Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d