Segunda-feira, 29 de novembro de 2010 - 14h04
O Tribunal de Contas (TCE-RO) participa, na próxima sexta-feira (3), do lançamento da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama “Mulher Unimediana Saudável”, que é desenvolvida pela Unimed Rondônia. A partir das 10 horas, servidoras, esposas de servidores, estagiárias e colaboradoras do TCE que forem ao auditório da Corte terão acesso a informações sobre a doença.
Na campanha realizada no TCE, a empresa contará com o apoio do Gabinete Médico, Odontológico e Assistencial da Corte de Contas. A psicóloga Frieda Sousa disse que a programação começa às 10 horas, com a recepção às participantes. Logo a seguir será realizada a solenidade de abertura.
Às 10h30 está programada uma palestra sobre o câncer de mama, com a médica obstetra Ida Peréa. Encerrada a apresentação, haverá uma dinâmica, com a presença da coordenadora do Programa de Promoção à Saúde, a médica Maria das Graças Guedes de França.
Na ocasião, Maria das Graças estará falando sobre a campanha, cujo objetivo é alertar a sociedade e difundir informações sobre o diagnóstico precoce, o que aumenta bastante a chance de cura do câncer de mama, mal que acomete quase 50 mil mulheres por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Já uma pesquisa encomendada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) aponta que a maioria das brasileiras reconhece a importância do diagnóstico precoce, mas desconhece que a mamografia é a melhor forma de identificar a doença na fase inicial e faz apenas o auto-exame.
O levantamento da Femama sinaliza ainda outro dado preocupante: 91% das mulheres não sabem que existem diferentes tipos de câncer de mama - quase a totalidade desconhece, por exemplo, que o HER2 positivo é a forma mais agressiva da doença.
Além de se informarem sobre o câncer de mama, as participantes poderão ainda se consultar com uma mastologista, que é a médica especialista na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da mama. Um coffe-break encerra a programação no TCE, mas a campanha terá continuidade em outros órgãos, como Ministério Público e os Tribunais de Justiça e Regional do Trabalho, além de empresas e associações.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Assembleia institui Outubro como mês da Comunicação Aumentativa e Alternativa
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 723/2024, de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que in

Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do
Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)