Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE divulga instrução normativa com diretrizes e orientações sobre a ordem cronológica de pagamento em RO


 
Gente de Opinião
 
Em face da aprovação em sessão plenária da Instrução Normativa nº 55/2017, que dispõe sobre diretrizes e orientações gerais de implementação da ordem cronológica de pagamento de fornecedores no âmbito da administração estadual e dos municípios, o TCE-RO, dentro de sua função orientativa, tem expedido aos gestores públicos expedientes informando sobre a nova regra.

Na realidade, a utilização da lista de pagamentos a fornecedores em ordem cronológica foi regulamentada pelo TCE a partir de diretrizes contidas na Decisão Plenária nº 341/2011/TCE-RO, entre as quais, a de que a administração pública rondoniense teria de institucionalizar a ordem cronológica de pagamento em cumprimento ao   artigo 5º da Lei de Licitações e Contratos (Lei Federal nº 8.666/93).

A decisão do TCE-RO, inclusive, foi considerada exemplo de boa prática para o setor público pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que, desse modo, expediu recomendação aos TCs, através da Resolução nº 08/2014, para que estes editem ato normativo visando compelir e orientar seus jurisdicionados a observarem os parâmetros de atendimento à legislação vigente ( artigo 5º da Lei  8.666/93).

GESTORES

Já no expediente encaminhado recentemente aos poderes e órgãos estaduais, bem como às administrações municipais, o TCE solicita que seja dada amplo conhecimento aos gestores e servidores, em especial os que são responsáveis por pagamentos de bens e serviços, sobre a IN 55/2017, que foi publicada no Diário Oficial eletrônico (edição 1.457, de 22.8.2017) e está disponível no portal do Tribunal na internet (acesse aqui).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Deputado Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Visitando a região do Cone Sul do Estado, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) reforçou o compromisso com as forças de segurança, saúde e parabenizou

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)