Quinta-feira, 26 de agosto de 2010 - 09h13
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realiza, de 13 a 19 de novembro, em Manaus, a primeira edição do Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas. O evento representa a oportunidade de discutir mecanismos técnico-científicos que possam garantir a sustentabilidade ambiental com seu efetivo controle.
De acordo com a Comissão Organizadora do Simpósio, que conta também com a participação do Instituto Rui Barbosa (IRB), órgão criado pelos Tribunais de Contas para incentivar a pesquisa e o estudo técnico, pedagógico, científico e cultural, o evento busca levar ao conhecimento da sociedade que a sustentabilidade e o controle ambiental também são preocupações das Cortes de Contas.
Durante sete dias, integrantes de diversos Tribunais de Contas do Brasil e de instituições de controle público de outros países, com a participação, ainda, de representantes dos três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) e da sociedade, vão discutir e formular a Carta da Amazônia, cujo objetivo é criar a cultura do controle público sobre os investimentos financeiros e orçamentários na questão do meio ambiente.
A pauta do Seminário ainda trata de indagações em torno da atuação dos Tribunais de Contas em relação ao controle dos gastos públicos - quando estes envolvem obras e seus reflexos no meio ambiente - e das grandes questões ambientais da atualidade, como mudanças climáticas e seus impactos na biodiversidade, controle e improbidade administrativa ambiental, entre outros.
O Estado do Amazonas, onde será realizado o evento, tem mais de um milhão e meio de quilômetros quadrados, com 96% de floresta preservada, e uma população aproximada de 3,3 milhões de habitantes.
Para saber mais sobre o Seminário Internacional de Gestão Ambiental e Controle das Contas Públicas ou fazer inscrição basta acessar a página do evento (www.simposiocontroleambiental.com). Nesse mesmo endereço também é possível fazer a inscrição.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)