Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE abre segundo módulo de curso para servidores do Estado


 
Com a finalidade de apresentar ou alinhar conceitos e regras sobre o devido processo legal em relação à sistemática de licitação, foi aberto, na manhã desta quarta-feira (6), no Tribunal de Contas (TCE-RO) o segundo módulo do curso de capacitação direcionado aos servidores do Governo do Estado e aos presidentes de conselhos estaduais.

Denominado “Aspectos polêmicos de licitações”, o curso está sendo ministrado na sala de treinamentos do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), no segundo andar do prédio sede do TCE, com uma carga horária total de 16 horas.

A abertura foi feita pelo gerente-geral do IEP, Adão Franco, que destacou o propósito das capacitações oferecidas pelo TCE aos técnicos estaduais: "Quanto mais os servidores entenderem e conhecerem como as coisas funcionam de forma correta, mais poderão ajudar seus gestores para que não cometam erros ou falhas."

Segundo ele, a escolha de licitação para ser o tema do segundo dos três módulos programados para os servidores do Estado e presidentes de conselhos partiu dos próprios órgãos que solicitaram a capacitação. “E para tanto o IEP escolheu um especialista no assunto: o servidor Márcio Rogério Gabriel, que já foi presidente da Comissão Permanente de Licitação e pregoeiro oficial do Tribunal”, disse, ao apresentar o instrutor do curso.

Subdiretor estadual da 3ª Relatoria de Controle Externo do TCE, Márcio Gabriel disse que o objetivo de suas aulas é o de facilitar o trabalho dos servidores. “A maioria já conhece a sistemática envolvendo licitação, em especial o pregão e modalidades mais importantes”, disse o instrutor, enfatizando que, com as orientações, os alunos poderão se proteger de licitantes que cometem fraudes.
 

CONTROLE INTERNO

Ainda este mês, os técnicos do Governo do Estado e presidentes de conselhos estaduais têm mais um curso no IEP. Nos dias 18 e 19, o titular da Controladoria do Tribunal de Contas, Ivaldo Ferreira Viana, repassa seus conhecimentos sobre controle interno, em um curso com carga horária de 16 horas. As aulas também serão realizadas na sala de treinamentos do IEP

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano indica recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

Deputado Alex Redano indica recuperação urgente das rodovias RO-459 e RO-457 entre Alto Paraíso e Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a manutenção e recuperaçã

Deputado Alex Redano indica obras urgentes na estrada que liga Nova Mamoré a Nova Dimensão

Deputado Alex Redano indica obras urgentes na estrada que liga Nova Mamoré a Nova Dimensão

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Deputado Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, importante ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita melhorias urgentes na RO-458, importante ligação entre Alto Paraíso e Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual solicitando, com urgência, a execução de serviços de

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a primeira reunião para organizar a participação do Poder Legislativo na 13ª edição da Rondôn

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)