Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE abre inscrição para acadêmicos participarem do Seminário de Políticas Públicas


 

Estudantes de faculdades e universidades do Estado que queiram participar do 1º Seminário “O Tribunal de Contas e o Controle das Políticas Públicas”, que o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realiza nos próximos dias 11 e 12, já podem se inscrever, de forma gratuita, através do site da instituição: http://www.tce.ro.gov.br/sigiep.

De acordo com Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP), setor responsável pela coordenação do evento, são 100 vagas à disposição dos acadêmicos, que vão poder assistir às palestras, conferências e debates do Seminário em dois telões a serem instalados no prédio anexo do TCE.

Serão tratados assuntos relativos às áreas de Administração Pública, Ciência Política, Direito, Educação, Saúde e Sociologia, visando dar uma compreensão mais apurada da elaboração e execução das políticas públicas, bem como estimular o controle social acerca das ações realizadas pelos gestores públicos.

Pesquisadores que são referência e têm renome nacional estarão em evidência durante o Seminário, dando palestras ou participando dos debates e conferências. É o caso do juiz federal José Eduardo de Melo Vilar Filho, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), o professor Jorge Coimbra também ministrará palestra no evento, bem como o pós-doutor Jawdat Abu-El-Haj, PhD em Ciência Política pela Universidade da Califórnia (EUA), e o professor André Haguette, PhD em Sociologia pela Universidade Syracuse (EUA).

Haverá ainda palestras de estudiosos bastante conhecidos no âmbito regional, como o auditor do TCE-RO, Hugo Costa Pessoa, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina; o promotor de Justiça, Marcos Valério Tessila de Melo; e a professora Maria Inês Miranda, doutora em Enfermagem e Saúde Pública pela USP.

Ao final do seminário, os acadêmicos inscritos receberão certificados de participação expedidos pelo Tribunal de Contas, no total de 16 horas-aula.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Alero fortalece políticas públicas e amplia direitos no apoio a pacientes com doenças crônicas

Conviver com uma doença crônica significa enfrentar desafios diários, muitos deles invisíveis aos olhos da sociedade. Por isso, campanhas como Fev

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

Turismo: carnaval promove a economia e a identidade cultural de Rondônia

O Carnaval em Rondônia, especialmente em Porto Velho, consolidou-se a partir de meados do século XX, influenciado pela construção da Estrada de Fe

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)