Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tanques de leite têm financiamento subsidiado


A entrega de tanques de refrigeração de leite para associações de produtores, atendendo a regulamentação do setor determinada pela Instrução Normativa Nº 51/2004/MAPA, tem sido viabilizada não somente via contratos entre União e Governo do Estado, com intermediação do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES), e por recursos de emendas parlamentares: existe uma terceira possibilidade, aberta para os pequenos e médios produtores que se organizarem como pessoas jurídicas, além de associações e cooperativas com maior número de filiados, ambas situações onde exige-se maior capacidade de armazenamento.

Trata-se de uma linha de financiamento subsidiada, com juros de apenas 0,5% ao mês, disponível no Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider), e que oferece recursos de até R$ 50.000,00 para a aquisição do resfriador, e, caso necessário, também para a instalação da rede elétrica e a construção do abrigo para o maquinário.

Além de encargos financeiros reduzidos, o Fider Financiamento estende a 12 meses a carência para o início dos pagamentos e permite que a dívida seja quitada em até 24 parcelas. Caso o tomador do empréstimo mantenha em dia seu compromisso, ele ainda faz jus a um rebate de 25% no pagamento dos juros devidos, a título de bônus de adimplência.

“A lei é clara: a partir de 1º de janeiro, o leite cru não pode mais ser recebido nos laticínios. Para evitar o rigor da fiscalização da Vigilância Sanitária, o mercado está procurando se adequar, e esta linha de financiamento é mais um recurso disponibilizado para atender ao meio rural”, destaca Marco Antonio Petisco, secretário titular da SEAPES.

Para habilitar-se à operação de crédito, o interessado deve providenciar apenas um cadastro simplificado junto ao Banco da Amazônia - agente financeiro de repasse - e solicitar à Emater ou ao Sebrae em sua cidade a elaboração (mediante honorários que variam de 1 a 2% do valor solicitado) de um pequeno projeto técnico, que discrimine a forma de aplicação dos recursos e a viabilidade econômica da iniciativa.

Em média, segundo Aníbal Martins, coordenador de Indústria e Comércio da SEAPES, caso não haja restrições cadastrais, o dinheiro é depositado na conta do fabricante ou do fornecedor dos bens e serviços num prazo de 45 a 60 dias desde a data em que o pedido é protocolado na secretaria. 

Fonte: A/I SEAPES

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)