Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Tácito lamenta pouco caso do Governador com servidores públicos estaduais


Tácito Pereira, presidente do PT/RO, lamenta o pouco caso que o Governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol faz das reivindicações dos servidores públicos estaduais. “Pois em recente reunião com os sindicatos de servidores públicos estaduais (SINTERO, SINDIFISCO, SINDAFISCO, SINDSAÚDE, SIMPORO, SINSEMPRO, SINGEPERON) e ASSESFAM, mesmo diante da reivindicação de reposição salarial, já que a maioria dos serviços acumulam perde de 18%, o Governador propôs o aumento em 2% e este percentual seria repassado ao IPERON”, comentou Tácito.

Na avaliação do atual presidente do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, e dos próprios sindicalistas presentes, “o Governo não foi preparado para apresentar uma proposta viável aos sindicalistas e que pudesse ao menos atender em parte essas perdas salariais evitando assim futuras greves”.

Para Tácito, o Estado de Rondônia vive seu melhor momento no economia com os investimentos do Governo Federal, e com os investimentos da iniciativa privada chegando quase a 1 Bilhão de reais. O que tem representado, segundo jornal local, um crescimento de 8% no Estado e um aumento na arrecadação de imposto no Estado em 150%

“E inadmissível que com todo o crescimento e clima favorável para a economia de Rondônia, os servidores públicos estaduais não recebam um mínimo de reajuste salarial necessário para melhorar sua qualidade de vida, e o Governo agindo na contramão, quer que os servidores públicos paguem a divida do IPERON”, afirma Tácito.

“O Governo do Estado tem recursos para investir em publicidade, para bancar viagens do vice-governador ao interior do Estado, mas não tem recursos para reajustar o salário dos servidores públicos estaduais?!”, observa o atual presidente do PT/RO.

Tácito lamenta também a ausência da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia nesse processo. “A Assembleia deveria interferir nesse processo afim de garantir a transparência nas contas do Estado de Rondônia, é um momento propicio para que a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle mostre trabalho; essa comissão foi criada para analisar as contas e os gastos dos poderes, mas após 10 meses de sua criação não mostrou para a sociedade de Rondônia nenhum relatório sobre seus trabalhos, muito menos do poder executivo”, salienta Pereira.

O Presidente do PT/RO, lembra ainda da campanha de marketing milionária feita pela ALE-RO sobre a devolução de recursos para os cofres do Poder Executivo. “Embora a sociedade não esteja convencida da veracidade dessa devolução, seria muito importante que os Deputados Estaduais economizassem mais recursos este ano e o Estado pudesse atender os servidores públicos”.

“Se o Governador do Estado afirma que não tem condições de dar reajustes, é necessário que ele tenha transparência na arrecadação e gastos do Estados com os sindicatos, nesse processo os Deputados Estaduais tem um papel importante a cumprir”, reforça Tácito.

O presidente do PT/RO, se diz ainda preocupado, que categorias importantes como educação, saúde e segurança podem parar suas atividades diante da negativa do Governador Ivo Cassol.

“Nos já vivemos uma situação de insegurança no Estado, bem como diversos problemas advindos da concentração da saúde em Porto Velho e com a paralisação destes setores a situação tende a piorar”, observa Tácito.

Fonte:  PT/RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)