Domingo, 22 de agosto de 2010 - 11h48
Pufe fabricado com pneu usado. Embalagens sustentáveis confeccionadas com resíduos da floresta. Sabão, cuja principal matéria – prima é óleo de cozinha descartado.
Essas são algumas das ações que o Estado de Rondônia está desenvolvendo, com o objetivo de dar a sua parcela na luta travada pelo mundo, para garantir a preservação do meio ambiente.
A principal entusiasta dessa proposta ecologicamente correta é a pedagoga paraibana Izabel Cristina da Silva. Na condição de gerente de projetos socioambientais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam –, ela mobiliza comunidades rurais, ribeirinhas e populações tradicionais para aderir à sustentabilidade.
Na semana passada, a experiência rondoniense de investir em soluções simples para garantir a reciclagem de resíduos sólidos de forma criativa, ganhou destaque na programação do 9º Festival Lixo e Cidadania que reuniu em Belo Horizonte, catadores de todo o Brasil e representantes de outros países.
Participando do evento como voluntária da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho ( Asprovel ) e da Associação de Mulheres da Vila Princesa, Izabel Cristina buscou parcerias com o objetivo de expandir o seu empreendedorismo verde.
“Artesãos das Filipinas e da França se interessaram pelos artigos sustentáveis que apresentamos na Feira de produtos reciclados realizada dento do Festival” comemora a empreendedora social que já viu seus pufes ecológicos ganharem o mercado europeu por meio de transação comercial que fez com um grupo eempresários espanhóis.
Se depender dos contatos mantidos em Minas Gerais, ela vai conseguir nova clientela para os produtos amazônicos, cada vez mais na moda por causa da sustentabilidade, palavra mágica, quando o foco é sucesso no mundo globalizado, cuja grande preocupação hoje é com as riquezas naturais. O Planeta agradece.
Fonte: João Albuquerque
Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo
O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira
Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas
O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a
Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus
Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado
Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes