Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Superintendente do Ibama/RO é acusado de doar 36 motosserras a sem-terra


 

Jailton de Carvalho - O Globo; O Globo Online  

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, determinou neste domingo o afastamento do superintendente do Ibama de Rondônia, Oswaldo Luiz Pittaluga. Auditoria interna do Ibama, divulgada pelo jornal "O Globo", acusa Pittaluga de doar 36 motosserras e duas serrarias para o Movimento Camponês Corumbiara (MCC) , entre outras irregularidades. Ligado ao PT, Pittaluga estava no cargo desde o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A demissão de Pittaluga foi acertada entre Carlos Minc e o presidente do Ibama, Roberto Messias.

- Dizem que o movimento é parceiro, aliado. Tipo assim : os latifundiários não podem desmatar, mas nossa turma pode. Isso é totalmente contraditório com minha gestão - disse Minc.

O ministro disse que já sabia do resultado da auditoria, mas decidiu exonerar Pittaluga do cargo depois da divulgação da reportagem sobre o assunto na edição deste domingo do "Globo". Para Minc, fora de posto de comando, Pittaluga terá todas as condições para se explicar até o final da sindicância interna.

O superintendente será substituído por um técnico de carreira do próprio Ibama. O nome deve ser anunciado ainda nesta segunda-feira por Roberto Messias. Para Minc, a política de proteção ambiental está em situação delicada e, por isso, não seria esperar a conclusão da sindicância para deliberar sobre a permanência de Pittaluga no cargo.

- Tivemos que tomar a decisão logo. É meio complicado ficar assim. Estamos em meio a uma guerra contra o desmatamento - afirmou.

O MCC é uma dissidência do MST e foi o responsável pela ocupação da fazenda Santa Elina, em agosto de 1995, em Corumbiara, que resultou num massacre e mortes de sem-terras. A auditoria concluiu que Pittaluga favoreceu o movimento e descumpriu uma série de critérios de doação de bens apreendidos.

Pittaluga negou que tenha cometido irregularidades, mas admitiu que pode ter sido induzido a erro pela comissão de doação, formada por servidores de carreira do Ibama.

Fonte: O Globo; O Globo Online  

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)