Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Superintendente do Ibama/RO é acusado de doar 36 motosserras a sem-terra


 

Jailton de Carvalho - O Globo; O Globo Online  

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, determinou neste domingo o afastamento do superintendente do Ibama de Rondônia, Oswaldo Luiz Pittaluga. Auditoria interna do Ibama, divulgada pelo jornal "O Globo", acusa Pittaluga de doar 36 motosserras e duas serrarias para o Movimento Camponês Corumbiara (MCC) , entre outras irregularidades. Ligado ao PT, Pittaluga estava no cargo desde o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A demissão de Pittaluga foi acertada entre Carlos Minc e o presidente do Ibama, Roberto Messias.

- Dizem que o movimento é parceiro, aliado. Tipo assim : os latifundiários não podem desmatar, mas nossa turma pode. Isso é totalmente contraditório com minha gestão - disse Minc.

O ministro disse que já sabia do resultado da auditoria, mas decidiu exonerar Pittaluga do cargo depois da divulgação da reportagem sobre o assunto na edição deste domingo do "Globo". Para Minc, fora de posto de comando, Pittaluga terá todas as condições para se explicar até o final da sindicância interna.

O superintendente será substituído por um técnico de carreira do próprio Ibama. O nome deve ser anunciado ainda nesta segunda-feira por Roberto Messias. Para Minc, a política de proteção ambiental está em situação delicada e, por isso, não seria esperar a conclusão da sindicância para deliberar sobre a permanência de Pittaluga no cargo.

- Tivemos que tomar a decisão logo. É meio complicado ficar assim. Estamos em meio a uma guerra contra o desmatamento - afirmou.

O MCC é uma dissidência do MST e foi o responsável pela ocupação da fazenda Santa Elina, em agosto de 1995, em Corumbiara, que resultou num massacre e mortes de sem-terras. A auditoria concluiu que Pittaluga favoreceu o movimento e descumpriu uma série de critérios de doação de bens apreendidos.

Pittaluga negou que tenha cometido irregularidades, mas admitiu que pode ter sido induzido a erro pela comissão de doação, formada por servidores de carreira do Ibama.

Fonte: O Globo; O Globo Online  

Mais Sobre Política

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

Sessão Solene marcou a entrega da honraria a 30 homenageados, no Dia da Consciência Negra

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) comandou na tarde desta quarta-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Presidente Laerte Gomes ressalta importância da união entre os poderes para o cumprimento do Teto de Gastos de 2019

Na tarde desta segunda-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), participou da reunião com o Colegiado Superior do Es

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

Adelino Follador parabeniza presidente Bolsonaro por obra na BR-319

O deputado Adelino Follador (DEM) recebeu com alegria o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), sobre o asfaltamento da BR-319,

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Vencedores de concursos recebem premiação durante grande evento na Assembleia

Ao longo de 36 anos, a promulgação da Constituição Estadual de Rondônia foi lembrada de forma trivial pelos Poderes, mas no ano de 2019 a data de 6